Reunião da federação pode gerar acirramento no PT Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
16 de novembro de 2023 às 19h40min
Foto: Reprodução/Instagram

Chamou atenção uma publicação do presidente do PT Caruaru, Leo Bulhões, compartilhada no perfil oficial da legenda, em relação a um encontro da federação, realizado na manhã de hoje (16), no restaurante de um supermercado da cidade. No texto, Bulhões afirmou que há, dentro da federação PT, PV, PCdoB, um entendimento pela candidatura própria à Prefeitura de Caruaru, com apoio ao nome dele para encabeçar uma chapa.

Imagem: Reprodução/Instagram

Imediatamente o Blog Cenário procurou a deputada estadual Rosa Amorim (PT), que também já se apresentou como pré-candidata, para saber se ela havia retirado seu nome da disputa, o que foi negado pela parlamentar, que afirmou ter sido pega de surpresa com o conteúdo da publicação. Rosa ainda contou que há cerca de um mês, teve uma reunião com Leo, na qual ele afirmou não ter mais o interesse em disputar a Prefeitura de Caruaru.

“Até então, eu era pré-candidata. Continuo pré-candidata. Estou tomando conhecimento [da reunião] neste momento”, disse Rosa, em conversa com o blog. “Nós tínhamos feito uma reunião com o diretório do Partido dos Trabalhadores, recente. Tínhamos até fechado o entendimento pela nossa candidatura, junto com Leo. Inclusive, ele retirou na hora o nome dele. Então, não estou entendendo, não estou conseguindo entender. Eu estou pré-candidata”, assegurou.

A parlamentar também reforçou que tem batido na tecla da importância em garantir o espaço da federação na majoritária, assinalando que não tem a intenção de criar uma espécie de disputa interna dentro do PT. No último sábado, Rosa teve um encontro com a vereadora Perpétua Dantas, que é presidente do PV em Caruaru.

Uma reunião com Leo Bulhões deve acontecer nos próximos dias, para ajustar os ponteiros. No próximo dia 24 de novembro, a parlamentar pretende realizar um evento em Caruaru, que servirá como um pontapé inicial para seu projeto. Segundo ela, não será um “lançamento de pré-candidatura”, mas um ato de escuta coletiva, para ouvir os mais diversos setores da Capital do Agreste.

Representantes dos três partidos estiveram no encontro realizado na manhã desta quinta. Entre eles, os presidentes do PCdoB, Sérgio Orobó, e do PV, Perpétua Dantas. Nossa reportagem também procurou Leo para entender o motivo de não ter convidado Rosa Amorim para a reunião, nem ter citado a parlamentar na publicação.

Conforme informou o presidente municipal do partido, “existe uma intenção” da federação em apoiá-lo, o que não significa o início de uma disputa interna. “É uma posição e inclinação política”, explicou. Segundo Bulhões, a pauta do encontro não era debater o nome de Rosa, por isso ela não foi citada no texto.

“As decisões internas do PT só serão tomadas mais a frente caso exista mais de uma pré-candidatura no PT. Hoje é o caso, mas precisamos conversar para que o PT chegue nos prazos sem necessitar prévias”, disse.

O presidente também citou o vice-presidente do partido, Edilson Barbosa, que é o representante do MST no grupo, alegando que ele está ciente dos encontros que vêm sendo realizados há, pelo menos, seis meses.

“A presença da deputada de Caruaru, Rosa Amorim, será sempre bem-vinda. É sempre importante que nossa deputada estadual esteja presente na cidade, acompanhando essas conversas”, escreveu Leo em mensagem ao blog.

Apesar de ambos destacarem que não têm a intenção de iniciar uma disputa interna no PT, os fatos apontam que haverá acirramento entre eles. Enquanto Rosa Amorim tem tentado viabilizar sua candidatura e feito cada vez mais críticas ao atual prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), além de fiscalizações a equipamentos públicos de Caruaru, outra ala da federação tem feito o caminho inverso. Não só Leo Bulhões, como também Perpétua Dantas, têm se aproximando cada vez mais do atual gestor.

Os movimentos de hoje podem indicar um “fogo amigo” para inviabilizar a candidatura de Rosa, já que, se ela não for candidata, será “mais fácil” articular um apoio da federação a Pinheiro, que é unha e carne com Humberto Costa (PT) e Clodoaldo Magalhães (PV).

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO