Nunca na história do PT Caruaru a sigla foi tão disputada como vem sendo atualmente. Além de contar com dois pré-candidatos para o Executivo, os dois principais atores externos que pretendem subir as escadarias do Palácio Jaime Nejaim a partir de 2025 estão de olho no apoio da legenda para o pleito municipal do próximo ano.
Internamente, o presidente do PT local, Leo Bulhões, e a deputada Rosa Amorim, trabalham para fortalecer seus nomes junto aos correligionários e aos demais partidos que integram a federação: PV e PCdoB. Já o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-prefeito José Queiroz (PDT) tentam articular o combo de legendas no palanque dialogando com lideranças estaduais e nacionais.
Recentemente, Rodrigo esteve em Brasília e se reuniu com o senador Humberto Costa (PT) e o deputado Clodoaldo Magalhães (PV), recebendo sinalizações de ambos para uma possível aliança com a federação. Já esta semana, Queiroz iniciou a ofensiva e, além de conversar com esses representantes, também foi à mesa com o deputado Renildo Calheiros (PCdoB) e a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. O pedetista também teria recebido sinais positivos.
Dentro do Partido dos Trabalhadores ainda há outro fator a ser levado em consideração: a rivalidade entre Leo Bulhões e Rosa Amorim, que começou a ficar cada vez mais aparente nos últimos dias. Caso a decisão de ter uma candidatura própria seja mantida, o presidente municipal e a deputada estadual podem protagonizar uma acalorada disputa interna.
Além de ser a principal sigla da federação e ter um importante tempo de rádio e TV, o PT é o partido do presidente Lula e esse elemento traz um grande simbolismo, principalmente pela atenção diferenciada da União. As cartas estão postas e o jogo vem sendo colocado em prática pelos postulantes. Uma coisa é certa, para qual caminho o PT apontar, seja uma disputa em faixa própria ou composição com outra candidatura, fará a diferença na Capital do Agreste.
Notas
Adiado – Diante da grande repercussão no dia de ontem (23), o projeto que visa aumentar os vencimentos do prefeito, vice, secretários e vereadores de Toritama a partir de 2025 não foi à votação como vinha sendo previsto pela Mesa Diretora da Casa. A matéria deve seguir todos os trâmites dentro dos prazos regimentais
Mal elaborado – Uma observação feita pela vereadora Carol Gonçalves (MDB) merece ser levada em consideração. O projeto que propõe o aumento em Toritama não traz no texto o impacto orçamentário que os reajustes devem causar aos cofres públicos. A medida foi sugerida em meio à crise dos municípios e a Prefeitura de Toritama é uma das que vêm reclamando da queda de repasses.
Baixa – O anúncio da desfiliação do PP, feito pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, pegou muita gente de surpresa. Apesar de já estar distante do deputado Eduardo da Fonte (PP) há um tempo, ninguém esperava que o gestor deixasse o partido neste momento. Fábio ainda não definiu por qual legenda ele disputará a reeleição. Apesar de ter se aproximado do deputado Felipe Carreras, dificilmente ele deve ir para o PSB.
Evidência – Recém-chegados ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes foram eleitos para assumir funções de destaque na nova Mesa Diretora eleita nesta quarta (22). Enquanto o advogado será o novo ouvidor do TCE-PE, o ex-deputado estadual vai presidir a Primeira Câmara.
Curtas
Crise – A Alepe foi palco, ontem (22), de mais um acirramento entre Executivo e Legislativo. Essa queda de braço não tem sido nada saudável para nenhum dos dois poderes.
Convenção – O empresário Fred Loyo será oficializado na presidência do PSDB em Pernambuco na próxima quarta (29). Ele já caiu em campo para a reorganização da sigla.