Coluna da terça: mais que um desafio

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de novembro de 2023 às 00h00min
Foto: Américo Rodrigo

Nunca foi tão urgente um plano de segurança para Pernambuco como no período atual. Com um investimento recorde de R$ 1,3 bilhão, a governadora Raquel Lyra (PSDB) propôs como meta a redução de 30% nos índices de violência até dezembro de 2026. O objetivo é alcançar o menor nível em 40 anos, chegando a 30 mortes para cada 100 mil habitantes. 

De certa maneira, o programa já vinha caminhando desde quando a governadora fez entregas de viaturas e equipamentos para atender os mais variados municípios, e anunciou concursos para novos profissionais. Entretanto, é necessária uma rápida resposta na diminuição da violência contra a mulher; na redução das mortes; dos roubos e furtos de veículos, além de crimes contra o patrimônio. De acordo com a tucana, o estado voltou ao mesmo patamar de crimes violentos letais intencionais proporcional ao ano de 2012.

A demanda das forças policiais também será contemplada no Juntos pela Segurança. Raquel se comprometeu em acabar com as faixas salariais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A expectativa é que o novo plano que será implementado atenda não só aos anseios dos pernambucanos, mas também da categoria, que em grande parte espera por melhorias nas condições de trabalho.

Opinião dividida – O lançamento do Juntos pela Segurança repercutiu na Assembleia Legislativa na tarde de ontem (27). Da tribuna, parlamentares que já atuaram na área de segurança teceram tanto elogios, quanto críticas à proposta que substitui o Pacto pela Vida. Houve, ainda, pedidos por um maior detalhamento do plano estadual de combate à criminalidade no estado. 

Nova direção – Funcionário da Caixa Econômica Federal e com 18 anos de experiência na área de leilão, vendas e regularização de imóveis, Francisco Amaral vai assumir a presidência da Perpart, com a missão de ajudar o Estado a efetivar o maior programa de regularização fundiária do Brasil. A meta é a entrega de 40 mil escrituras no governo Raquel Lyra.

Protagonista – Após duas audiências públicas realizadas neste mês para tratar a temática, o deputado estadual Renato Antunes (PL) assume o protagonismo em defesa da implantação da Escola de Sargentos das Armas em Pernambuco. Coordenador da Frente que acompanha as tratativas sobre a ESA na Alepe, Antunes anunciou que o próximo passo será apresentar ao ministro Mucio todas as demandas discutidas.

Indicação – Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (UB) marcou, para o dia 13 de dezembro a sabatina do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal. A relatoria ficará sob a responsabilidade do senador Weverton Rocha (PDT), aliado de Dino no Maranhão. 

Mais problema – Atolado de situações adversas na sua administração, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), pode ser alvo de cassação na Casa James Pacheco. O pedido foi feito pelo seu ex-vice, Delegado Israel (PP), que acusou o gestor de violar a aplicação das emendas impositivas, além do descumprimento do orçamento anual.  

Eleições 2024 – Nesta terça (28), estarei participando do Cultura Entrevista/Cenário Político, ao lado do jornalista Tony Maciel. Nós receberemos o novo presidente do Podemos Caruaru, Anderson Luiz, que vai falar sobre as pretensões da legenda no próximo ano. O programa tem início às 14h, na FM 96,5.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO