O primeiro ano do mandato da governadora Raquel Lyra (PSDB) entra na reta final com um fato importante: a clara aproximação da chefe do Executivo com o presidente Lula. Essa sintonia, que começou com anúncios de parcerias para obras e elogios em atos públicos, ficou ainda mais evidente agora, com a ida da governadora para Dubai, onde ela participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28).
Não é uma viagem qualquer. Longe disso. Raquel integra a comitiva do governo federal a convite do presidente Lula, o que revela respeito do presidente. Aí entra em campo outro componente: o prestígio. Durante o evento, Raquel Lyra vai fazer palestras em diversos painéis sobre, entre outras coisas, energia eólica e ações de preservação da caatinga.
Por fim, a cereja do bolo: a governadora de Pernambuco é, até o momento, a única do Nordeste que vai falar no Local Climate Action Summit (LCAS), um evento paralelo à COP28 que vai debater a necessidade de ações climáticas locais. Será uma das grandes lideranças femininas presentes, falando sobre um tema sensível e que desperta atenção e interesse da comunidade internacional. Tudo isso, aos olhos de Lula, um parceiro administrativo que mais parece aliado político.
Ritmo intenso – Governadora em exercício até a próxima segunda (4), devido à participação de Raquel Lyra (PSDB) na COP28, Priscila Krause (Cidadania) vem mantendo um forte ritmo de agendas à frente do Governo do Estado. Oportunidade para colocar em prática sua capacidade política.
Lula no Recife – A presença do presidente Lula na entrega do conjunto habitacional Sérgio Loreto, no bairro de São José, no Recife, vem sendo aguardada com bastante expectativa pelos seus aliados no estado. Ao lado do prefeito João Campos (PSB), ele vai contemplar 224 famílias com a casa própria, divididas em sete blocos. A agenda acontecerá no dia 11 de dezembro.
Orçamento bilionário – A Câmara de Caruaru, aprovou ontem (30), em duas discussões, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 e a revisão do Plano Plurianual para o quadriênio 2022-2025. O Orçamento para o próximo ano, na Capital do Agreste, está estimado em aproximadamente R$ 1,9 bilhão.
Agenda marcada – Dando sequência às conversas que os pré-candidatos a prefeito de Caruaru estão realizando, Leo Bulhões (PT) e Raffiê Dellon (UB) marcaram um encontro para este final de semana com o intuito de debater o cenário eleitoral de 2024. Ambos estão de olho no comando da prefeitura mais importante do Agreste.
Novo comando – Ligado ao deputado tucano Aécio Neves, o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo foi eleito, nesta quinta (30), enquanto presidente nacional do PSDB para o mandato de 2023 a 2025. A governadora Raquel Lyra, se manteve em uma das vice-presidências.