Embora ainda não tenha nem concluído seu terceiro ano de gestão à frente da Prefeitura de São Caetano, no Agreste pernambucano, o prefeito Josafá Almeida (UB) faz cálculos para as eleições de 2026, quando pretende concorrer a uma das 25 cadeiras que pertencem a Pernambuco na Câmara Federal.
Bem avaliado em São Caetano, Josafá caminha para ser reeleito com folga no próximo ano, fruto de ações e serviços realizados na cidade, provenientes de emendas que o prefeito tem lutado para conquistar em Brasília.
A condição confortável de Josafá no município tem o feito se envolver nos cenários eleitorais de outras cidades, com pesquisas que servem como termômetro do momento, e montagem de chapa proporcional, a exemplo do que vem fazendo em Caruaru, que fica a poucos quilômetros de São Caetano.
Entretanto, para se lançar federal, Josafá precisa que o seu aliado de primeira hora, o deputado Luciano Bivar (UB), desista de renovar seu mandato na Câmara. Nesse meio-tempo o presidente do Coniape está preparando as chuteiras para entrar em campo, caso seja escalado.
Distanciamento – O rompimento político entre as irmãs Marília e Maria Arraes, filiadas ao Solidariedade, é algo que tem ficado cada vez mais evidente e difícil de ser disfarçado. Enquanto a ex-deputada subiu o Morro da Conceição, a atual parlamentar foi cumprir agenda em outros municípios. Elas não são vistas juntas participando de compromissos há um bom tempo.
Conjuntura eleitoral – Os dois pré-candidatos ao Executivo em Caruaru, Leo Bulhões e Rosa Amorim, estão em Brasília, junto a outros nomes que irão disputar as eleições no próximo ano. O encontro que encerra neste sábado (9), na Capital Federal, tem o objetivo de levantar pontos e fazer o debate sobre a necessidade de fortalecimento do partido.
Nova missão – Após ficar sem função no governo Lula, depois do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços passar por ajustes, o ex-deputado pernambucano, Milton Coelho, foi nomeado como secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual. O cargo foi ofertado pelo seu aliado de partido, ministro Márcio França.
Fiscalização – O deputado Waldemar Borges (PSB) está denunciando gastos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que tem como atual presidente Joaquim Neto. O parlamentar acionou o TCE e o MPPE para que acompanhem a realização de uma confraternização, sob o pretexto de fazer uma reunião de dois dias num hotel em Gravatá, que deve custar cerca de R$ 600 mil.
Confraternização – O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) reuniu a imprensa de Caruaru para celebrar as conquistas de 2023. A festa coordenada por Thiago Azevedo, secretário de Comunicação, recebeu um grande número de pessoas dos mais variados veículos do estado, o que foi interpretado como uma demonstração de prestígio da gestão com os profissionais.