A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nos últimos dias, grande parte do pacote de projetos enviado pelo Governo de Pernambuco recentemente. Ao todo, 31 das 33 propostas já receberam o aval da Casa. Entretanto, os poderes Executivo e Legislativo ainda não chegaram a um consenso sobre a matéria que trata da redistribuição do ICMS aos municípios.
Governistas alertam que o texto foi construído de maneira coletiva, unindo a Amupe, que representa as prefeituras; além da participação de deputados e representantes do governo estadual. Também foi observado por um aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB), que nenhum município receberá menos recursos em 2024 do que em anos anteriores. Já a oposição diz que o compartilhamento é injusto e vai penalizar algumas cidades.
Esse tem sido mais um episódio da queda de braço entre o Palácio do Campo das Princesas e a Casa de Joaquim Nabuco, que apesar de respirarem um clima de confraternização natalina, ainda vivem uma guerra fria nos bastidores. A Alepe tem até a próxima quarta (21) para votar o projeto e os próximos dias serão de debates intensos para que cheguem a um entendimento.
Vistas – Uma outra matéria que foi retirada de pauta por solicitação do deputado Waldemar Borges (PSB), que pediu vistas, foi o que trata sobre o “Bônus Livro”, benefício financeiro destinado à aquisição de livros por servidores efetivos e contratados por tempo determinado da Secretaria de Educação e Esportes. No entanto, esse é bem menos confuso de se resolver do que o que trata da redistribuição do ICMS.
Abraços e sorrisos – A governadora Raquel Lyra (PSDB) era só alegria na confraternização realizada pelo Governo de Pernambuco com profissionais de imprensa do estado. Simpática, a tucana fez questão de atender a todos com muito bom humor. Não faltaram conversas descontraídas ao pé do ouvido e nem o tradicional pedido de fotos.
Turismo em pauta – Na próxima sexta (15), o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, promovem o “Encontro do Turismo de Pernambuco”. O momento servirá como uma espécie de prestação de contas desse primeiro ano de atuação, além das perspectivas para o período que se avizinha. Ambos têm feito um trabalho bastante elogiado pelo setor.
Disposição – Apesar de ter assumido sua pré-candidatura a vereador, o comunicador Dilson Oliveira (UB) não descarta uma candidatura a prefeito, caso seu partido entenda nas discussões internas que o seu nome é o melhor para disputar a Prefeitura de Caruaru. Entretanto, o união Brasil vem trabalhando o nome do assessor executivo da Sudene, Raffiê Dellon.
Encontro festivo – O presidente do Coniape, Josafá Almeida, reúne nesta quarta (13), em Caruaru, prefeitos que integram o consórcio e demais parceiros para um encontro onde serão feitas a prestação de contas das últimas ações, o levantamento de propostas para 2024/2025, entrega de ambulâncias e um almoço de confraternização natalina. Importante momento para celebrar o ano.