Fragmentado em três alas desde o fim das últimas eleições, o MDB Pernambuco reuniu, nesta sexta (22), as principais lideranças para selar o apoio à pré-candidatura de Elias Gomes (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Na semana passada, os emedebistas já tinham ido à mesa para traçar ações visando o pleito municipal do próximo ano.
Atualmente, o partido integra de maneira oficial o governo João Campos, mas também faz parte da base de apoio à governadora Raquel Lyra (PSDB) na Alepe. Esse é um dos pontos que tem dividido as opiniões dentro do partido e que deve exigir um debate complexo para chegar a um entendimento em 2024.
Sob a condução de Jarbas Vasconcelos, o MDB teve exitosas gestões à frente da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco, marcas que se tornaram vitrine e ainda são lembradas nos dias atuais. A legenda pretende voltar a ser protagonista, mas antes, será necessário deixar de lado qualquer disputa interna que possa prejudicar o crescimento do partido.
Decisão mantida – Em entrevista ao Paredão Mesa Redonda, nesta sexta (22), a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que não vai revogar o aumento do ICMS em Pernambuco. Segundo a tucana, o percentual está na média de outros estados. A gestora também explicou que o novo repasse vai auxiliar os municípios, que terão a receita acrescida, após a redistribuição.
Transparência – A decisão da governadora Raquel Lyra (PSDB) de cortar gastos com consultorias, combustíveis, diárias e hospedagens tem refletido positivamente nas contas públicas. Com as medidas, Pernambuco conquistou o segundo lugar entre os estados do país no quesito economia de despesas de custeio em 2023, segundo relatório da Secretaria do Tesouro Nacional.
Fora de cogitação – Servidora de carreira da Caixa Econômica Federal, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Nunes, garantiu, que não está nos seus planos disputar uma eleição. Devido a sua atuação junto à governadora Raquel Lyra (PSDB), ela passou a ter o nome cogitado para alguma missão partidária.
Compensação – O presidente Lula decidiu, nesta sexta (22), a indicação da advogada Vera Lúcia Santana Araújo para uma vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. O petista foi bastante criticado por ter escolhido Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal e não uma mulher para substituir Rosa Weber, como vinha sendo cogitado.
Feliz Natal – O Blog Cenário deseja aos leitores da Coluna Cenário Político um Natal de muita harmonia e prosperidade. Que essa data especial seja de amor e união para todos.