Repercutiu bastante, no meio político, uma declaração do deputado federal Coronel Meira (PL), na Rádio Folha, de que teria partido dele a solicitação para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) fizesse uma mudança no comando das polícias Civil e Militar.
A demora para um representante do Estado se posicionar sobre o assunto pegou mal e gerou diversas interpretações. Mas ontem (25), durante transmissão do cargo da chefia da Polícia Civil, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, deu fim à polêmica: “a decisão foi minha, com a governadora”, garantiu ele, durante conversa com a imprensa.
Por outro lado, as exonerações aconteceram logo após um ato de selvageria nas ruas do Recife, protagonizado pelas duas maiores “torcidas organizadas” do estado. Além da violência das ruas, outro compromisso dos novos gestores é combater os casos de violência policial, como os que aconteceram no ano passado em Camaragibe e na Comunidade do Detran. “Não admitimos excessos”, disse Alessandro.
Mesmo sendo às vésperas do Carnaval, a troca dos comandantes ratificou que Raquel não tem compromisso com erro. A segurança vem sendo um dos maiores desafios da atual gestão, que tem uma meta a ser cumprida, a de reduzir a violência em 30% até 2026. Esse precisa ser o maior propósito.
Avanços – O deputado Kaio Maniçoba (PP) está confiante na reeleição da prefeita Rorró Maniçoba (PSB), pelo trabalho que ela vem desempenhando em Floresta. O parlamentar afirmou que novos investimentos e entregas serão feitas neste ano, fruto da parceria entre o município, o Governo do Estado e o mandato dele. “Uma série de ações que levam à consolidação”, disse.
Sem pressa – Ainda segundo Kaio Maniçoba (PP), tanto as pesquisas internas do grupo da prefeita Rorró Maniçoba (PSB), quanto as da oposição, mostram que a gestora lidera bem em todos os cenários. Enquanto os concorrentes batem cabeça, Rorró, que está na terceira passagem pela Prefeitura de Floresta, só pretende discutir política na hora certa.
Depois do Carnaval – Em conversa com a coluna, o deputado Eduardo da Fonte garantiu, que o ato político do PP, em Garanhuns, que também servirá para fortalecer o projeto do deputado Izaías Régis (PSDB) no município, acontecerá em fevereiro. Para mostrar força, o presidente estadual do partido deve mobilizar os deputados filiados à legenda, além de prefeitos da região.
Sucinto – O Progressistas aguarda a definição sobre quem serão os candidatos da governadora Raquel Lyra (PSDB) no Recife e em Caruaru. O acordo, conforme explicou o presidente estadual do partido, Eduardo da Fonte, ficou acordado que o PP vai apoiar o ungido da tucana nesses municípios. Questionado se o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) tem dialogado com o PP, Dudu foi direto: “não, não tem”.
Sem novidades – Gerou curiosidade, nos bastidores da política, uma publicação do gerente de Marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues (MDB), em uma rede social. Virtual candidato a prefeito de Caruaru, o empresário afirmou à coluna que ele tem sido estimulado pelo seu partido a entrar na disputa, entretanto, tudo vai depender da estratégia traçada pelo Palácio do Campo das Princesas.