Com os mecanismos impostos pela regra eleitoral, alguns candidatos ao legislativo municipal no Recife, que buscam renovar o mandato ou ocupar o cargo pela primeira vez, estão encontrando dificuldade na montagem das chapas. O cenário desafiador tem levado alguns partidos com representação a não irem para a disputa, a exemplo do Podemos.
Além desse elemento, a Câmara Municipal conta, atualmente, com 39 vereadores, mas em outubro apenas 37 serão eleitos, o que tornará a disputa ainda mais competitiva. O motivo é a redução da população que diminuiu 3,17% em relação ao Censo do IBGE realizado em 2010, impactando diretamente no número de representantes na Casa de José Mariano.
O PSB detém a maior bancada da Câmara e embalado pela popularidade do prefeito João Campos, deve se manter na ponta na próxima legislatura. Siglas como o PL, PP, a federação composta por PT, PV e PCdoB também devem se destacar elegendo uma boa quantidade de vereadores. Já PSDB e PSD dependerão do empenho da governadora Raquel Lyra (PSDB), que ainda não anunciou seu ungido na capital.
Filiação – O ex-prefeito de Bezerros, Breno Borba, se filiou ontem (26) ao PT. O objetivo é polarizar com a prefeita do município, Lucielle Laurentino (UB), que deve contar com o empenho do Palácio do Campo das Princesas para buscar sua reeleição este ano. Já o petista, surge como contraponto à atual gestora.
Representação – A filiação de Breno Borba ao PT contou com o senador Humberto Costa, que levou o ex-prefeito para a sigla. Representantes de outros partidos também estiveram presentes, a exemplo do deputados Lucas Ramos e Waldemar Borges, ambos do PSB; da presidente nacional do PCdoB, a ministra Luciana Santos; e do presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade.
Galo grisalho – Em homenagem à população idosa, o Galo Gigante, este ano, terá a crista branca. Durante apresentação, ontem (26), feita pelo artista Leopoldo Nóbrega, os presentes no ateliê chegaram a brincar, dizendo que o galo nevou. Uma referência feita ao desafio lançado, recentemente, ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Economia – Caminhando no sentido do desenvolvimento, o prefeito de São Vicente Férrer, Marcone Santos (PP), iniciou a instalação de placas de energia solar em todos os prédios públicos da cidade. A ação vem sendo enxergada com bons olhos e demonstra inovação e exemplo de gestão na região.
Pensando no futuro – O prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), anunciou, recentemente, que pretende substituir a frota atual de veículos do município, por carros elétricos, com exceção dos veículos pesados. A medida, caso seja efetuada, deve impactar positivamente na economia do município, além de contribuir com a sustentabilidade.