Apesar de o Partido dos Trabalhadores ter se antecipado e apresentado opções para o prefeito João Campos (PSB) escolher como vice, o fim da janela partidária tem provocado algumas surpresas e dúvidas no meio político, que foram as filiações de quatro auxiliares do socialista a partidos que integram sua base.
O movimento feito pelo gestor recifense cria alternativas ao PT, que está cada vez mais distante do pleito apresentado. A secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, ingressou no MDB, enquanto a de Finanças, Maíra Fischer, se filiou ao União Brasil. Já o secretário de Planejamento, Felipe Mattos, entrou no Republicanos e o chefe de Gabinete, Victor Marques no PCdoB.
A possibilidade de João Campos renunciar ao comando da Prefeitura do Recife em 2026, para disputar o Governo do Estado é grande e vai exigir bastante estratégia de todos os envolvidos. O vice precisa ser alguém que consiga dar sequência ao trabalho iniciado em 2021 e, acima de tudo, tenha um perfil que se encaixe na estratégia desenhada para o futuro.
Resposta – A deputada Débora Almeida (PSDB) liderou, nesta terça (9), uma audiência pública que debateu as constantes quedas de energia em todo o estado. A Neoenergia foi convocada para prestar esclarecimentos sobre a situação que tem afetado moradores e, principalmente, pequenos produtores de Pernambuco.
Indicação – Quem está feliz da vida é o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PSD). O município é finalistas da categoria “Empreendedorismo na Escola”, que faz parte da 12ª Prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae. Os vencedores serão anunciados durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado na próxima semana.
Representação – A Alepe instalou, nesta terça-(9), a Frente Parlamentar Pernambuco-China, coordenada pelo deputado Waldemar Borges (PSB). Entre os integrantes, o deputado Gilmar Júnior (PV), que destacou a importância e a valorização dos profissionais de enfermagem no país oriental. “Que esta aproximação, consiga desenvolver a saúde e a enfermagem no nosso estado”, ressaltou.
Audiência – Alvirrubro de bater ponto no estádio, o deputado Lula da Fonte (PP) intermediou um encontro entre dirigentes do Náutico e o ministro do Esporte, André Fufuca, que na ocasião recebeu uma camisa do clube. O momento serviu para debater problemas enfrentados pelo futebol pernambucano nos últimos anos.
Martelo batido – Depois de retirar sua pré-candidatura a prefeito de Caruaru para apoiar Zé Queiroz (PDT), o presidente do PT local, Leo Bulhões, está decidido a conquistar uma das 23 vagas para vereador na Câmara Municipal. Ele conhece bem a Casa Jornalista José Carlos Florêncio, por já ter atuado na assessoria de outro petista durante quatro anos, o professor e artista Daniel Finizola.