Tudo parecia pacificado entre o Executivo e o Legislativo para que os projetos enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) fossem apreciados pelos deputados, ontem (26), nas comissões e no plenário, mas um movimento feito pela oposição ainda na reunião da CCLJ, pedindo inclusive a participação dos secretários de Planejamento e Fazenda provocou a retirada das matérias de pauta, já que se tivessem ido à votação, resultaria numa derrota do Governo.
A alegação era de que eles não estariam seguros para apresentar o parecer, sobretudo referente ao refinanciamento de empréstimo do Estado junto ao BIRD. O não pagamento de 100% das emendas impositivas também foi levado em consideração. Embora a tucana tenha liberado uma nova remessa na última semana, ainda existe deputado insatisfeito.
Com o recesso que será iniciado na próxima terça (1º), os parlamentares aguardam uma possível convocação de Raquel em julho para votar os projetos. Caso aconteça, o regimento exige que sejam realizadas 10 sessões extraordinárias, o que vai demandar um grande esforço por parte dos deputados que utilizam o período de férias para ficar mais próximos da família no interior.
Defesa – Apesar de ter retirado de pauta as matérias do Executivo, para evitar que fossem rejeitadas na CCLJ, o deputado Antonio Moraes (PP) defendeu o governo Raquel Lyra, afirmando que se existe possibilidade de realizar novos empréstimos, é porque o Estado está com boa saúde financeira, diferente de outros como São Paulo. Segundo Moraes, a capacidade de endividamento de Pernambuco é de 75%.
Merecimento – Majoritário em Bezerros na última eleição com 4.433 votos, o deputado Joãozinho Tenório (PRD) foi homenageado, nesta quarta (26), com o título de cidadão do município. Vice-líder do governo Raquel Lyra (PSDB), o parlamentar tem usado seu mandato para defender os interesses da cidade. O projeto foi proposto pelo vereador Luisinho do Sindicato (UB).
Efetivação – O advogado Osório Chalegre teve sua nomeação no Ministério da Previdência bastante festejada por amigos e colegas de profissão. Com passagem pelo CaruaruPrev, o pernambucano passa a ser o número 3 da pasta, estando apenas abaixo do secretário Wolney Queiroz e do ministro Carlos Lupi.
Antecipação – Futuros adversários em Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Mano Medeiros (PL) e a deputada Clarissa Tércio (PP) dividiram o mesmo espaço ontem (26), durante agenda do Governo do Estado em Jardim Monte Verde. Não faltaram farpas nos discursos, o que já foi interpretado como uma prévia do que virá.
Avanço – Com forte atuação em Jaboatão, o deputado Renato Antunes (PL) afirmou que a assinatura da ordem de serviço para obra de contenção de encostas em Jardim Monte Verde é um marco para Pernambuco. O parlamentar, que esteve presente na comunidade diversas vezes antes e durante as tragédias de 2022, destacou a integração e disposição entre Raquel Lyra (PSDB) e Mano Medeiros (PL).
Ponto de partida – Ao lado de filiados e dirigentes que integram a federação composta por PT, PV e PCdoB, Vinicius Castello lança sua pré-candidatura a prefeito de Olinda nesta sexta (28). Na ocasião, o vereador também responderá questionamentos da imprensa sobre o projeto majoritário na Marim dos Caetés.