Prefeito de Jaboatão dos Guararapes desde abril de 2022, Mano Medeiros tem se destacado no cenário político de Pernambuco pela forma como tem comandado a segunda maior cidade do estado. O gestor tem se mostrado um líder capaz de equilibrar a eficiência administrativa com uma presença constante e acessível nas ruas, ganhando a simpatia da população.
Sua forma de agregar novos aliados em seu palanque está chamando a atenção de diversas lideranças políticas do estado. Filiado ao PL, Mano Medeiros tem se mostrado um aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB). Na última quarta (26), durante a assinatura da ordem de serviço para as obras de contenção de encostas em Jardim Monte Verde, a tucana não poupou elogios ao prefeito.
Se por um lado o gestor conquistou a confiança da governadora, sua administração e sua forma de conduzir Jaboatão também chegaram a ser reconhecidas pela União. Os ministros André de Paula e Jader Filho já fizeram questão de exaltar Mano publicamente. Com bom trânsito em Brasília, sua articulação tem sido fundamental para destravar recursos federais para o município.
A força e presença constante do prefeito na Alepe também merecem destaque. Mano firmou importante parceria com o deputado Renato Antunes (PL), que tem se destacado como o parlamentar estadual mais atuante no município. Esse trabalho em conjunto vem sendo crucial para a implementação de ações significativas em Jaboatão. Esse junção de elementos não só torna Medeiros competitivo, mas o favorito na disputa.
Reedição – Atual prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB) anunciou Dr. Cacau (SD) como seu vice para a disputa majoritária. A dupla já conta com o apoio da federação PT, PV e PCdoB, além de MDB, PP e Avante. A dupla comandou a cidade do Sertão Central em outra ocasião e a retomada da aliança já tem movimentado a política municipal.
Improviso – Embora tenha anunciado na semana passada, o ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo Nery, ainda não foi empossado formalmente como novo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco. Já Daniel Leite segue como interino da pasta, desde a desincompatibilização de Daniel Coelho para disputar a Prefeitura do Recife.
Recado – Ao subir na tribuna da Casa de José Mariano para seu discurso no evento que concedeu o Título de Cidadã do Recife à presidente nacional do PT, a senadora Teresa Leitão (PT) arrancou gargalhadas dos presentes, durante o cumprimento ao seu suplente, Silvio Costa (Republicanos). “Eu estou ótima de saúde, Silvio”, brincou.
Evitou – Apesar da expectativa pela fala da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, ela fez um discurso sem qualquer menção à disputa eleitoral, se atendo apenas à história do Recife e à emoção de se tornar cidadã da capital pernambucana. Questionada, ela disse que deixaria para falar sobre outros assuntos, na coletiva que será realizada hoje (28) à tarde.
Em casa – Ex-petista, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, esteve presente no evento em que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi oficializada cidadã do Recife. Ela sentou numa das primeiras filas, ladeada de deputados, vereadores e prefeitos do partido, chegando a ser citada em alguns momentos por seus ex-correligionários.