Durante sua passagem por Pernambuco – a terceira este ano -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um verdadeiro pacote de investimentos para o estado, muito além do programado quando foi anunciada a agenda na última semana.
Ao lado do prefeito João Campos (PSB), da governadora Raquel Lyra (PSDB), de ministros, senadores e deputados, o chefe do Planalto garantiu serviços na saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e habitação, além da entrega das 448 casas entregues ontem (2), que irão beneficiar 1.280 pessoas.
Diferente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as visitas do petista ao estado tem sido positivas. As ações do Governo Federal, não são benéficas apenas para os pernambucanos, que são os maiores interessados nas execuções, mas também para os aliados que faturam politicamente.
Improviso – Na tentativa de fugir das vaias durante o evento com o presidente Lula, a governadora Raquel Lyra (PSDB) economizou na saudação inicial e pulou para o seu discurso, onde destacou ações do seu governo espalhadas pelo estado. A estratégia surtiu efeito, mas por pouco tempo.
Proposta reprovada – Durante assembleia realizada ontem (2), o Sinpol rejeitou a sugestão apresentada pelo Estado para os polícias civis. O presidente do sindicato, Áureo Cisneiros, afirmou que a proposta era muito ruim e que a categoria vai continuar cobrando investimentos. Uma nova paralisação não está descartada.
Auxílio – Durante entrevista do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), ontem (2), à Folha de S. Paulo, ficou evidente o despreparo do pré-candidato a prefeito do Recife, que em diversos momentos precisou recorrer a um assessor que acompanhava a sabatina.
Ascensão – Embora seja por um curto período, a vereadora Michele Collins (PP) assumirá uma cadeira na deputada federal durante o período eleitoral. A motivação é a licença solicitado por Clarissa Tércio (PP) para poder se dedicar ao pleito municipal em Jaboatão dos Guararapes, onde a congressista vai concorrer ao Executivo.
Esquerda dividida – De olho na Prefeitura de Caruaru, Michelle Santos (PSOL) lança nesta quinta (4) sua pré-candidatura ao governo municipal. Zé Queiroz (PDT) chegou a anunciar o apoio da legenda para o seu próprio projeto, mas a advogada caminha para disputar a eleição em faixa própria.