Embora tenha melhorado as ações do governo no campo institucional, a governadora Raquel Lyra (PSDB) segue errando em um ponto básico e importante: a falta de diálogo. Essa tem sido a maior grita da classe política e também de categorias, a exemplo da Polícia Civil, que reivindica mais investimentos.
Novamente, a tucana foi alvo de protesto por parte de profissionais da segurança pública. Dessa vez, na abertura da 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Antes, Raquel já tinha sido constrangida durante um evento no interior. O imbróglio com a classe vem se arrastando desde o Carnaval, quando foi feita a primeira ameaça de paralisação.
O modelo não é nada diferente do aplicado em Caruaru, cidade em que foi prefeita por pouco mais de 5 anos. Protestos de ambulantes, feirantes, mototaxistas e professores eram comuns no município. Grande parte deles, motivados pela ausência de respostas, ações ou simplesmente diálogo. São desgastes que poderiam ser evitados.
Descompasso – Executivo e Legislativo em Pernambuco seguem caminhando em ritmos diferentes. Enquanto a Alepe descarta autoconvocação para analisar os projetos enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB), o Palácio se prepara para seguir no caminho contrário e solicitar a análise das matérias em meio ao recesso dos deputados. Mais uma sinalização de falta de sintonia entre os poderes.
União – Parlamentares que integram a bancada do PP na Alepe fizeram questão de marcar presença ontem (3) na posse dos novos secretários estaduais. O deputado federal Lula da Fonte também bateu ponto na agenda. O ex-superintendente da Caixa, Paulo Nery, que foi nomeado para a pasta de Turismo e Lazer é uma indicação do Progressistas, o que explica o gesto.
Prévia – A disputa em Surubim, uma das principais cidades do Agreste, promete ser bastante acirrada. Durante passagem da governadora Raquel Lyra (PSDB), ontem (3), para anunciar obras no município, ficou mais que evidente a forte polarização entre os dois principais grupos que irão disputar a prefeitura em outubro. O evento foi uma mistura de aplausos e vaias.
Mais um – Em reunião realizada ontem (3), com o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade e o advogado Carlos Costa, o pré-candidato a prefeito de Caruaru, Delegado Lessa (Republicanos), bateu o martelo sobre o dia em que vai homologar seu nome para a disputa municipal: 20 de julho. A expectativa agora recai sobre a data que será escolhida por Zé Queiroz (PDT).
Reforço – A convenção que vai oficializar o Delegado Lessa (Republicanos) na disputa para o Executivo pela terceira vez contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Essa é uma demonstração de que o projeto na Capital do Agreste é importante para o partido. Erick figurava como possível vice de Zé Queiroz (PDT), mas conseguiu pavimentar sua pré-candidatura.