A Atlas divulgou mais uma rodada do Ranking de Governadores, que avalia a aprovação dos chefes do Executivo nos 26 estados e Distrito Federal. Esta é a segunda vez que o levantamento é realizado e, novamente, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) se mantém como o governador mais bem avaliado do país, com 75% de aprovação.
Rafael Fonteles (PL) subiu dez posições, desde a edição de dezembro do ano passado e tem a segunda maior aprovação, 68%. Tarcísio (SP), Hélder Barbalho (PA) e Mauro Mendes (MT) fecham o ‘Top 5’. Em relação aos piores no ranking, o governador do Amazonas, Wilson Lima, teve a maior desaprovação, seguido por Cláudio Castro (RJ).
Já a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), está em terceiro na lista dos governadores mais mal avaliados. Ela tem a aprovação de apenas 28%, contra 58% de pessoas que avaliaram negativamente a tucana. Outros 14% dos entrevistados não souberam responder
Na aprovação de governo, a gestão de Raquel também teve o 3º pior desempenho, com apenas 14% de pessoas que veem sua gestão como boa ou ótima, 41% como regular e 42% como ruim ou péssima. Do total, 2% dos entrevistados não souberam avaliar a administração da governadora.
É importante ressaltar que a pesquisa Genial Quaest, divulgada semana passada e que trouxe Raquel Lyra bem avaliada por 53% das pessoas, o instituto questionou como os entrevistados avaliavam o governo estadual, sem tocar no nome da governadora. Já no ranking da Atlas, a tucana é citada textualmente.