Dani Portela é a primeira candidata à Prefeitura do Recife a assinar a Agenda 227

Notícias
Por Redação
13 de agosto de 2024 às 16h50min
Foto: Fran Silva

Na tarde desta segunda (12), Dani Portela (PSOL) assinou a carta de compromisso da Agenda 227, sendo a primeira candidata à Prefeitura do Recife a assinar o documento e reafirmar o seu compromisso com a juventude. O documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Diretrizes para uma Gestão Municipal comprometida com a Infância e a Adolescência”, produzido pela Agenda 227 e lançado oficialmente esta semana, apresenta diretrizes focadas em áreas estratégicas para a infância e a adolescência.

Durante o evento, Dani Portela destacou a importância da Agenda 227,e a prioridade que a pauta terá em seu plano de governo. “O tema da infância e da juventude está sempre no nosso radar. É uma questão que entra no enfrentamento das desigualdades em várias temáticas: classe, gênero e raça. Temos a juventude como elemento prioritário porque é muito impactado pela ausência de oportunidades”, afirma.

O ato contou com a presença do coordenador e secretário executivo da Rede Primeira Infância (REPI-PE), de Rogério Morais, que está à frente do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes no estado. “As prefeituras têm um papel crucial na implementação de políticas públicas que assegurem os direitos da população e fomentem o desenvolvimento local, especialmente quando essas políticas se iniciam na primeira infância. Cabe a elas a responsabilidade por serviços essenciais como educação infantil e ensino fundamental, saúde, preservação ambiental, planejamento urbano e saneamento básico, garantindo assim os direitos das crianças e adolescentes para as futuras gestões”, explicou Morais.

A Agenda 227 é um movimento da sociedade civil, que tem hoje mais de 450 organizações signatárias, compreende que é no âmbito municipal que o acesso aos serviços públicos efetivamente se materializa, cabendo à municipalidade a prerrogativa de dispor sobre temas essenciais para o bem-estar da comunidade, como o acesso à educação infantil e ao ensino fundamental, a oferta de serviços em saúde e as políticas de preservação ambiental, de planejamento urbano e de saneamento básico, entre tantas outras.

Redação

Ouça agora AO VIVO