Maior nome do PSDB em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra deu o pontapé inicial na sua participação em campanhas eleitorais este ano. Com compromissos em Triunfo, onde aconteceu mais uma edição do Pernambuco Meu País, a tucana esticou a agenda no Sertão e desembarcou em Petrolina para reforçar o seu aliado no município: Julio Lossio (PSDB).
Esperava-se que no primeiro final de semana da largada eleitoral, Raquel fosse até Caruaru, cidade onde foi prefeita por 5 anos, para ao lado do seu ex-vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB), ganhar as ruas. Mas o que a coluna apurou é que ela não foi convidada para as agendas e que o clima entre eles não é dos melhores após recente reunião em um hotel, com direito a uma discussão acalorada.
Embora a governadora possa estar presente em outras atividades na cidade ao longo da campanha, onde ela precisa marcar território independente de qualquer situação, o fato de não ter estreado na Capital do Agreste é muito simbólico, por ser o local que projetou a família Lyra para o cenário político estadual e nacional.
Polarização – O primeiro final de semana de campanha eleitoral foi quente em Caruaru, com muitas agendas de rua dos candidatos Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT), na cidade e zona rural. Adesivaço, caminhada, carreata e visitas marcaram os compromissos dos dois principais nomes.
Aposta – Na tentativa de conquistar o voto do eleitor conservador, o candidato a prefeito Fernando Rodolfo (PL) tem investido forte na imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Todo seu material traz a imagem do líder da direita no país. A princípio, a estratégia tem sido bem trabalhada e pode render bons frutos.
Apoio informal – Apesar do PDT não fazer parte da coligação do prefeito João Campos (PSB) no Recife, as principais lideranças da legenda no município estão apoiando o atual gestor. O secretário-geral do partido na capital pernambucana, Fábio Fiorenzano, marido da vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), esteve presente na inauguração do comitê do socialista.
Celebração – Mãe do prefeito João Campos (PSB), Renata Campos celebrou a chegada dos 57 anos ao lado dos filhos, netos, amigos e aliados políticos durante a inauguração do comitê do gestor recifense neste domingo (18). O momento teve direito a parabéns e um bolo com as cores do Partido Socialista Brasileiro.
Fora de combate – Diagnosticada com broncopneumonia, Mariana Melo (PSDB), que é candidata a vice-prefeita do Recife se afastou das atividades para cuidar da saúde. A informação foi confirmada no início da noite de ontem (18), pela assessora de imprensa da chapa majoritária. A coluna deseja uma boa recuperação.