Tony quer inclusão de ateliês do Alto do Moura em programa de compra de peças

Notícias
Por Américo Rodrigo
25 de maio de 2020 às 17h59min
Foto: Divulgação

O deputado Tony Gel (MDB) encaminhou nesta segunda-feira (25), solicitação ao governador Paulo Câmara (PSB), ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, e a diretora da AD Diper, Marcia Souto, a inclusão dos ateliês do Alto do Moura no Programa Ação Artesanato Solidário.

O parlamentar destacou que o pedido ao Governo do Estado, tem como objetivo garantir que todos os artesãos do Alto do Moura, em Caruaru, sejam incluídos no Programa, e não somente aqueles que são associadas ao CAPE. 

O deputaso lembrou que o Alto do Moura é um lugar fascinante, berço do artesanato do barro e cerâmica, e que de lá saem peças para todo o Brasil e para o mundo. E que o precursor e mais famoso representante foi o Mestre Vitalino, cuja técnica foi seguida por muitos discípulos – um deles, o Mestre Manuel Eudócio, o qual teve uma de suas peças entregue ao Papa Bento XVI.

Tony Gel fez questão de destacar que foi o Alto do Moura que colocou Pernambuco e o Brasil na rota internacional da arte figurativa, trabalho artístico que retrata personagens e situações do cotidiano, em forma de bonecos artesanais, sendo declarado como o Maior Centro de Arte Figurativa das Américas.

“Os artesãos já estavam acostumados com um ritmo alto de produção, justamente pelo aumento das vendas para turistas nas épocas de Semana Santa, Festa de São João, além da participação anual na Fenearte – eles sempre tinham muitas encomendas. Entretanto, em virtude da crise causada pela pandemia da Covid-19, com a necessária restrição da circulação de pessoas e consequente fechamento dos ateliês e lojinhas de vendas de artesanato, a maioria deles está sofrendo privações. E que é mais do justo incluir os ateliês no programa”, disse Tony.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO