Dos seis deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo (6), dois obtiveram êxito na primeira etapa: Chaparral (UB) e Lula Cabral (SD). Já Júnior Matuto (PSB), que assumiu recentemente a titularidade, disputa o segundo turno em Paulista contra Ramos (PSDB).
No lugar de Chaparral, quem conquista em definitivo a cadeira na Assembleia Legislativa é Edson Vieira (UB). Já Wanderson Florêncio (SD), vive a esperança de Lula conseguir tomar posse como prefeito do Cabo de Santo Agostinho, para também ser contemplado, já que o deputado disputou a eleição sub judice.
Do outro lado, Aglailson Victor (PSB), Dani Portela (PSOL) e Izaías Régis (PSDB), que é líder do governo, retornam à Alepe com o projeto majoritário frustrado nos seus municípios. Este último sendo abandonado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que lavou as mãos em uma das cidades mais importantes do Agreste.
Convocação – Assim como aconteceu quando a governadora Raquel Lyra (PSDB) venceu em 2022, a tucana realizará um novo encontro com os prefeitos. Dessa vez, os que foram eleitos no último domingo (6) e os outros dois que estão disputando segundo turno em Olinda e Paulista. A intenção é de fortalecer parcerias.
Pegado no serviço – Um dia depois de ser reeleito com a maior votação do Recife desde a redemocratização, o prefeito João Campos (PSB) cumpriu expediente na sede do governo e também de inaugurações. Além de uma praça, foram entregues vias requalificadas no Jordão.
Prejuízo eleitoral – Além da derrota acachapante para a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a deputada Clarissa Tércio (PP) não conseguiu eleger o irmão Sandro Tércio (PP) como vereador no município e a cunhada Gil Tércio (PP), vereadora no Recife. Ambos ficaram na suplência para o Legislativo municipal.
Satisfeito – Mesmo com um baixo desempenho em Pernambuco, elegendo apenas 6 prefeitos nos 184 municípios, o deputado e presidente do PT, Doriel Barros, celebrou o resultado eleitoral no estado. Entretanto, é um quantitativo muito abaixo para um partido que tem o presidente da República e dois senadores.
Voto de justiça – A mãe de Isabella Nardoni e o pai de Henry Borel foram eleitos vereadores de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, neste domingo (6). Tanto Ana Carolina Oliveira, quanto Leonel Borel, ganharam visibilidade nacional após as chocantes mortes dos seus filhos. Ambos foram bem votados.