Coluna da quarta: força política

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de outubro de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação

Principal cidade do interior de Pernambuco, Petrolina tinha tudo para ter uma disputa bastante acirrada pela influência dos apoios que cada candidato da oposição recebeu. Entretanto, prevaleceu o reconhecimento da população ao trabalho de Simão Durando (UB) e a força política da família Coelho, que não mediu esforços para eleger o aliado.

Enquanto o ex-prefeito Julio Lossio (PSDB) tinha a governadora Raquel Lyra (PSDB) como fiadora do seu projeto eleitoral, o ex-deputado Odacy Amorim (PT) e a jornalista Lara Cavalcanti (PL), desfrutavam do apoio do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro, respectivamente.

Com 107.806 votos, Simão obteve mais do que o dobro de Lossio. O resultado expressivo nas urnas também se estende ao Legislativo. Dos 23 eleitos, 18 são da base do atual gestor. O pífio resultado do grupo de Raquel no 5º maior colégio eleitoral de Pernambuco reduz o potencial da tucana para 2026.

Um outro elemento importante é que Lossio, Odacy e Lara receberam um bom fundo eleitoral e juntos contavam com praticamente 70% do programa de rádio e TV, o que não foi suficiente para evitar que Simão entrasse para a história de Petrolina como o segundo nome majoritário a superar a marca de 100 mil votos. O primeiro foi Miguel Coelho (UB) em 2020.

Revés – Um dos nomes apoiados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) em Petrolina, a ex-vereadora Lucinha Mota (PSDB) obteve um resultado muito abaixo do esperado no último domingo (6). A tucana, que já foi secretária de Justiça e Direitos Humanos do Estado, recebeu 1.786 votos e vai amargar a 3ª suplência.

Independência – Vereador eleito para o primeiro mandato em Caruaru, o ex-presidente da Embratur, Silvio Nascimento (PL), atuará de maneira independente no município, votando a favor de projetos que forem bons para a população, mas fazer as devidas observações que achar necessário sobre o Executivo.

Ascensão – Com um quociente de 8,4 mil votos, o vereador Anderson Correia (PP) atuou no seu partido como um puxador da chapa. Nome mais votado para o legislativo municipal, o advogado praticamente foi eleito sozinho, já que recebeu 7.310 votos nesta eleição.

Bateu recorde – A vereadora Andreza Romero (PSB) conquistou 15.785 votos, garantindo não só sua reeleição, mas também um lugar na história das eleições do Recife como a mulher mais votada de todos os tempos.

Reforços – Após finalizar o primeiro turno na dianteira, o candidato a prefeito de Olinda, Vinicius Castello (PT), recebeu o apoio de dois ex-adversários: Antônio Campos (PRTB) e Márcio Botelho (PP). Os dois juntos receberam mais de 13 mil votos e serão ativos importantes no projeto do petista.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO