O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), oficializou o apoio à candidatura do deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) para o suceder no comando da Casa. O anúncio aconteceu na manhã desta terça (29), quando o Republicanos fez o lançamento do nome do parlamentar para a disputa.
“Depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez. Estou certo de que Hugo Motta, deputado experiente, em seu quarto mandato e que viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, divulgou Lira.
Na Câmara, Motta tem o apoio do líder da bancada petista, Odair Cunha (MG), além de contar com a simpatia de integrantes do PSB e PDT. Até então, o ungido de Arthur Lira era o deputado pela Bahia, Elmar Nascimento (UB), que acabou não encontrando viabilidade para sua candidatura e se uniu a outro baiano, Antônio Brito (PSD), que também buscava ser presidente, para tentar desbancar Motta, já que as bancadas dos seus partidos possuem juntas 104 votos na Casa. Lira também avaliou o movimento.
“Como todos sabem, Elmar Nascimento e Antônio Britto, mais do que colegas de parlamento, são verdadeiros amigos de vida. Com eles, tal como com todos os parlamentares, mantive diálogo aberto, franco e, sobretudo, leal. E a todos fiz um único pedido: viabilizem-se junto às deputadas e deputados, pois sem convergência, não há governabilidade. E sem governabilidade, sofre o país, sofre a população”, declarou.