Assembleia abre inscrições gratuitas para a Segunda Jornada Alepe Antirracista

Notícias
Publicado por Redação
1 de novembro de 2024 às 10h30min
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abriu as inscrições para a 2ª Jornada Alepe Antirracista, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro no Auditório Sérgio Guerra, em celebração ao Mês da Consciência Negra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: https://www.even3.com.br/2-jornada-antirracista/

Com uma programação diversificada, a jornada contará com palestras temáticas apresentadas por pesquisadores nacionais e internacionais, além de atividades culturais e artísticas. Durante o evento, debates e conferências promoverão diálogos essenciais sobre a temática antirracista. Segundo os organizadores, a Jornada é uma oportunidade única para refletir sobre o racismo e suas profundas consequências na sociedade.

Um dos destaques da jornada será a exposição “Galopa no Vento”, da fotógrafa baiana Marina Viana, aberta ao público de 7 a 27 de novembro no hall superior do Edifício Miguel Arraes. A iniciativa permitirá conhecer a história e o legado cultural do líder quilombola Malunguinho, símbolo da resistência afro-indígena do Nordeste brasileiro, além de convidar o público a refletir sobre questões sociais e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Mês emblemático
Novembro é reconhecido como o Mês da Consciência Negra, e a jornada abordará temas fundamentais como direitos humanos para a população negra, conexão com as Mães África, fortalecimento da saúde integral da comunidade negra, reconhecimento das raízes e da luta das mulheres negras, e o papel da juventude nas relações ético-raciais e na busca por igualdade de direitos e oportunidades.

Durante a primeira jornada, realizada em novembro de 2023, a Assembleia Legislativa instituiu o ‘Selo Alepe Antirracista’, que destaca diversas ações contra o racismo e reforça o compromisso da instituição em promover a equidade racial.

O encerramento da 2ª Jornada Alepe Antirracista ocorrerá em 27 de novembro, com uma sessão solene às 18 horas, e a entrega da Medalha Marta Almeida a sete personalidades que se destacaram na luta contra o racismo. Haverá também um show da Escola de Samba carioca Unidos da Viradouro, que homenageará o líder quilombola Malunguinho no samba-enredo para o desfile do Carnaval de 2025.

Redação

Ouça agora AO VIVO