Cenário Político: Os dois lados da moeda

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
8 de junho de 2020 às 00h00min
Foto: Viliane Gomes

Se não errar na estratégia, o deputado e pré-candidato a prefeito de Caruaru, Erick Lessa (PP), tem tudo para chegar ao segundo turno. Dos nomes colocados até o momento e que fazem oposição à prefeita Raquel Lyra (PSDB), o do Delegado é o que tem reunido maiores condições. O parlamentar tem constantemente levantado debates sobre a cidade, através das mídias sociais, o que já vinha fazendo de forma presencial antes do isolamento.

O deputado também é conhecido por defender pautas mais conservadoras e isso pode ser uma dificuldade, já que é necessário ir além da bolha. Ele vai precisar ajustar o discurso, caso queira conquistar os demais insatisfeitos com o governo municipal. Crítico das ‘oligarquias’ e das ‘raposas’, que é como se refere aos grupos que já comandaram o Palácio Jaime Nejaim, Lessa pode acabar afastando um possível apoio desses conjuntos no segundo turno, caso chegue lá. 

Outro fato que deve fazer a diferença é o posicionamento do Delegado em relação ao governo federal. A condução desastrosa tem feito o presidente perder apoio popular e isso pode refletir bastante no pleito, já que as crises em caráter nacional têm impactado diretamente nos municípios, e em Caruaru não é diferente. 

Algumas ações e propostas do deputado são vistas como oportunismo por parte dos seus adversários, diante da polarização com Raquel. A pandemia também tem trazido uma grande incerteza sobre como será o clima eleitoral este ano, mas a presença virtual de Lessa tem feito ele largar com vantagem em relação aos ainda pré-candidatos.

Grupo – Ao contrário de 2016, Lessa reuniu um time forte de pré-candidatos a vereador. São cerca de 100 divididos no Progressistas, Republicanos e PROS. Esse número pode aumentar o alcance do diálogo entre o Delegado e os eleitores. A mudança de tática também deve ajudar o deputado a ter influência na Câmara Municipal, já que na eleição passada o seu grupo não elegeu ninguém.

Coletiva – A prefeita Raquel Lyra (PSDB) realizará uma nova coletiva de imprensa hoje (08), a partir das 10h. Além de novas medidas, um panorama do cenário atual da Covid-19 no município também será apresentado. A comunicação vai acontecer através das mídias oficiais da Prefeitura de Caruaru.

Live – O deputado federal Daniel Coelho é o convidado do Papo de Política desta terça-feira (09). O parlamentar, que é presidente do Cidadania em Pernambuco, também é pré-candidato a prefeito do Recife. Daniel obteve o apoio da prefeita Raquel Lyra (PSDB) em 2018 e recebeu 9.362 votos dos caruaruenses. A conversa começa a partir das 19h e você pode acompanhar no Instagram do Blog Cenário.

Isolado – Ao que tudo indica, Bolsonaro perdeu mais um aliado. O filósofo Olavo de Carvalho, considerado o “guru” do presidente, publicou no YouTube neste domingo (07), um vídeo ameaçando derrubar o governo. Aos poucos Bolsonaro vai colecionando desafetos, se isolando politicamente e ficando mais dependente do Centrão para tentar manter sua governabilidade.

Números – O governo federal tem atrasado a divulgação dos boletins com as atualizações dos novos casos de Covid-19. Isso faz com que os telejornais não noticiem o avanço da epidemia no Brasil. O país figura em 2º lugar entre os que apresentam mais casos do novo coronavírus.

Atos – Novas manifestações contra o racismo e a favor da democracia aconteceram ontem (07), em 16 capitais. Em São Paulo, a Polícia Militar precisou usar a força para dispersar alguns grupos que insistiram em permanecer nas ruas. Como já é tradição, atos em defesa do presidente também aconteceram, mas em um número bem menor dos que vinham sendo realizados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO