Nesta quinta (19), último dia de sessão plenária antes do recesso legislativo, a Alepe não realizou a segunda discussão do projeto de lei que trata do aumento das gratificações para cargos de chefia e coordenação em Hospitais Regionais, de Grande Porte, Hospital do Servidor, Hemope e as unidades que fazem parte do Complexo Hospitalar da UPE.
A proposta foi aprovada por unanimidade, em primeira discussão, na semana passada. Entretanto, na reunião de hoje, apenas 19 dos 49 deputados estiveram presentes, fazendo com que não houvesse quórum para realizar a segunda votação. Era necessário que houvesse ao menos 25 presentes para análise da proposta.
Para alguns, houve falta de articulação da bancada governista, já que nem o líder estava presente. Por outro lado, o movimento foi visto internamente como uma resposta ao não pagamento das emendas parlamentares, já que as impositivas acabaram não sendo quitadas antes do fim do exercício parlamentar.
Conforme o Blog Cenário apurou ainda, falta ser liberado o montante de R$ 108 milhões que não chegou nem a ser empenhado ainda. O problema é que o E-Fisco, sistema pelo qual este trâmite acontece, fecha dia 27, tendo o governo estadual, na prática, três dias úteis para resolver esse imbróglio.
No fim do mês passado, em entrevista à colunista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tinha garantido que os recursos seriam repassados até o fim do ano, sem gerar qualquer situação com o Legislativo. Fora do discurso, no entanto, as coisas têm caminhado pelo sentido contrário, vide o ocorrido nesta quinta.
Participaram da última sessão parlamentar os seguintes deputados:
Antônio Moraes (PP)
Débora Almeida (PSDB)
Gilmar Júnior (PV)
Henrique Queiroz Filho (PP)
Kaio Maniçoba (PP)
Jarbas Filho (MDB)
João de Nadegi (PV)
João Paulo (PT)
João Paulo Costa (PCdoB)
Joãozinho Tenório (PRD)
Joaquim Lira (PV)
Joel da Harpa (PL)
Mario Ricardo (Republicanos)
Romero Albuquerque (UB)
Romero Sales Filho (UB)
Rosa Amorim (PT)
Socorro Pimentel (UB)
Waldemar Borges (PSB)
William Brigido (Republicanos)