Agreste tem redução na criminalidade em 2024, aponta dados da SDS

Notícias
Por Redação
20 de janeiro de 2025 às 08h45min
Foto: Divulgação/SDS

Os municípios do Agreste alcançaram significativas reduções na criminalidade em 2024. Entre os destaques estão uma redução de 40,7% nos casos de feminicídio, 16,3% nos roubos e furtos de veículos e 6% nos homicídios

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nesta quarta (15), o balanço de Segurança Pública referente ao ano de 2024, destacando avanços significativos na redução da criminalidade no Agreste. Os dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) mostram quedas expressivas nos principais indicadores de violência, com ênfase na redução de feminicídios.

Segundo a GGACE, o número de feminicídios na região caiu 40,7% em relação a 2023, refletindo o fortalecimento das ações voltadas à proteção das mulheres e à prevenção desse tipo de crime. Caruaru, em particular, destacou-se como um exemplo positivo, com uma redução de 75% nos casos de feminicídio.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou a importância desse avanço. “A redução de feminicídios é uma das prioridades do Juntos Pela Segurança, e os resultados mostram que nossas estratégias estão dando frutos“. Já a leve variação no número de violência contra a mulher, demonstra um aumento no número de vítimas procurando a delegacia para fazer as denúncias, reforçando a importância de procurar a polícia. “Nosso compromisso é continuar avançando e garantir que cada mulher do Agreste pernambucano tenha seu direito à vida e à segurança plenamente respeitado“, pontua o secretário.

Outro dado de destaque na região é a tipificação de roubos e furtos de veículos, que apresentou uma redução de 16,3% em relação a 2023. Só em 2023, foram registrados 6.284 casos, enquanto em 2024 o total caiu para 5.254. Além disso, as Mortes Violentas Intencionais (MVI) também apresentaram uma queda de 6%, com uma diferença de 47 casos em comparação com 2023, que registrou 799 ocorrências. “É gratificante ver que todo trabalho conjunto de planejamento das forças estão resultando em reduções significativas no Agreste do nosso estado. E o trabalho continua com o objetivo de mais reduções“, pontua o Delegado Bruno Vital, diretor da Diretoria Integrada do Interior 1 (DINTER 1), da Polícia Civil de Pernambuco.

Caruaru, sede da Área Integrada de Segurança (AIS) 14, zerou os furtos de cargas em 2024, marcando uma queda de 100% neste tipo de crime. “Caruaru vem se consolidando cada vez mais e o trabalho integrado e estratégico das forças policiais, além da proximidade com a população foram pontos fundamentais para alcançarmos esses índices“, destacou o coronel PM Adriel Serafim, comandante da AIS 14.

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) também tiveram uma expressiva redução de 6,3% no Agreste, com 4.272 casos em 2024, cerca de 280 ocorrências a menos que em 2023 e o SDS Alessandro Carvalho, comemora os resultados. “Os dados mostram que estamos no caminho certo. A queda nos índices de violência é resultado de um trabalho eficiente, que alia o fortalecimento das forças, o trabalho integrado e a colaboração da população local. Seguimos firmes no compromisso de proteger Pernambuco e alcançarmos números ainda melhores no combate à violência“, concluiu o secretário.

Redação

Ouça agora AO VIVO