Antes de subir ao plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça (4), a nova líder do governo Raquel Lyra (PSDB) na Casa, deputada Socorro Pimentel (UB), rebateu críticas feitas por Alberto Feitosa (PL) à segurança pública do Estado.
Sem titubear, a parlamentar defendeu as decisões adotadas pelo Poder Executivo, após a selvageria nas ruas do Recife, no último sábado (1º), garantindo que todas as medidas tomadas pelo Estado foram de acordo com a recomendação do Ministério Público.
Socorro Pimentel assume um desafio estratégico na Casa, que é o de administrar a relação ente base e oposição, além de evitar que o Governo seja colocado em “saia justa” nas discussões realizadas.
No final do aparte, mandou o recado: “tenho tanta coragem quanto o senhor tem de defender o governo Bolsonaro. Eu defendo a governadora do Estado de Pernambuco”, disse, provando que disposição não falta para a função.
Convocação – Por iniciativa do deputado Sileno Guedes (PSB), o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, deve ser chamado para prestar esclarecimentos em relação ao episódio de terror do último sábado (1º). As assinaturas foram colhidas ontem (4) no plenário da Alepe.
Próximo do Legislativo – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), sua vice, Dayse Silva (PSDB) e secretários, prestigiaram o início dos trabalhos na Casa Jornalista José Carlos Florêncio nesta terça (4). Desde que assumiu o Executivo, o gestor tem mantido boa relação com a Câmara Municipal.
Habitacional – Ao lado do ministro das Cidades, Jader Barbalho, a governadora Raquel Lyra (PSDB) entrega 265 casas populares nesta quinta (6), em Caruaru. O empreendimento é financiado pelo programa Minha Casa, Minha vida e conta com subsídio do Morar Bem Pernambuco.
Sem mudanças – Como já vinha sendo propagado por integrantes do Republicanos, o partido rejeitou a proposta de federação com PP e União Brasil, que caso avançasse, mudaria consideravelmente o cenário eleitoral em Pernambuco para 2026. A decisão foi comunicado ontem (4), após reunião da bancada.
Indefinição – Idealizada pelo deputado Aécio Neves, a fusão entre PSDB e MDB vem sendo discutem. Entretanto, a possível aliança enfrenta algumas resistências de quem defende uma composição com o PSD. A governadora Raquel Lyra (PSDB) vem sendo cotada para uma filiação em algumas das duas legendas.