
Palco de grandes decisões políticas e reuniões importantes para o desenvolvimento de Pernambuco e do País, o Centro Pernambucano de Debates Políticos e Sociais, o Debate, escritório do ex-senador Jarbas Vasconcelos, completa nesta sexta (21) 40 anos. Inaugurado em 1985, o escritório começou a funcionar em um período de transição política no Brasil. A ditadura militar havia terminado recentemente, e o país começava a vivenciar um novo ciclo democrático. Jarbas, uma das principais figuras do movimento Diretas Já e fundador do MDB, passou a coordenar o espaço no bairro da Boa Vista, onde recebia importantes nomes da política pernambucana e nacional para debater o futuro do povo.
O Debate passou a ser a segunda casa de Jarbas Vasconcelos. Quando não estava nas sedes dos Poderes Legislativo e Executivo estadual e municipal, ou em Brasília, era no escritório que os interesses políticos e sociais do povo eram discutidos. O auditório da casa ficava sempre lotado todos os anos em seu aniversário. Tradição que acontece até hoje.

Com a sua aposentadoria da vida pública, agora o centro pernambucano é coordenado por seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Filho, que também aprendeu a fazer política frequentando o local. O parlamentar segue os passos do pai, cultivando um espaço cheio de arte e de momentos históricos da vida pública do ex-governador eternizados nas paredes do escritório. Faz questão de atender prefeitos e correligionários na sala que antes era de Jarbas e mantém viva a tradição de debater o futuro de Pernambuco com responsabilidade e buscando o melhor para o povo.
“Cresci vendo a política acontecer nesta casa e fiz questão de montar meu escritório político aqui, onde vi meu pai fazer política com seriedade e paixão. Estou muito feliz em comemorar os 40 anos do Debate ao lado dele, que viveu tantas coisas importantes dentro dessas paredes”, afirmou o deputado.