Coluna da quarta: tapete vermelho

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
26 de fevereiro de 2025 às 00h00min
Foto: Marcelo Camargo

Legenda que mais elegeu prefeitos na última eleição, o PSD prepara um grande evento de filiação da governadora Raquel Lyra no dia 10 de março, no Recife. Enquanto a ainda tucana tem adotado reserva sobre o assunto, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, tem convidado aliados para o ato político.

Além de Kassab e do ministro André de Paula, os líderes do PSD na Câmara e Senado Federal devem desembarcar na capital pernambucana para prestigiar a filiação, revelou fonte à coluna. Esse momento vem sendo aguardado com bastante expectativa, devido a tantas especulações sobre o assunto.

Liderança em ascensão, Raquel também recebeu convites para ingressar no MDB, mas as conversas com o PSD já estavam bastante avançadas. A governadora é uma grande aposta de Kassab e o desfecho feliz para a legenda está sendo muito festejada pelos futuros correligionários.

Sem indicativo – Se a filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD já é algo consolidado, o mesmo não se pode dizer de Priscila Krause (Cidadania). Embora possua um histórico de militância com o ministro André de Paula, não há nenhuma sinalização sobre uma eventual troca de partido por parte da vice-governadora.

Mudança de rota – Com a saída da governadora Raquel Lyra do PSDB, existe grande chance do comando do partido cair no colo do presidente da Alepe, Álvaro Porto. Caso a especulação seja confirmada, a tendência é de que a legenda tucana suba no palanque de João Campos (PSB) em 2026. O prefeito do Recife e o chefe do Legislativo estadual se aproximaram bastante nos últimos meses.

Day after – Um dia depois de o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), subir o tom contra o governo estadual, a Casa promoveu o ‘Alepe Folia’, tradicional confraternização de Carnaval para os servidores. Ao contrário do ano passado, a Casa Civil do Estado não prestigiou o evento.

Incentivo – Inspirado no prefeito João Campos (PSB), o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (Republicanos), assina a ordem de serviço nesta quarta (26) para o Gramadão, em Nossa Senhora do Ó. O programa pretende dar uma cara nova aos campos de várzea do município e propiciar melhores condições para a prática esportiva.

Último ato – Exonerada pelo presidente Lula (PT) nesta terça (26), a ministra da Saúde Nísia Trindade participou do anúncio da produção – em larga escala – da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Com a participação de membros da sua equipe, ela discursou por mais de 30 minutos e fez um balanço da sua gestão à frente da pasta.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO