Coluna da segunda: correlação de forças

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
21 de abril de 2025 às 00h00min
Foto: Nando Chiappetta

Os primeiros efeitos do Palácio do Campo das Princesas não ter emplacado nenhum aliado na presidência de uma das três principais comissões da Alepe já estão sendo sentidos na tramitação de projetos enviados pelo governo Raquel Lyra, a exemplo da autorização do empréstimo de R$ 1,5 bilhão e a indicação de Virgílio Oliveira para a administração de Fernando de Noronha.

A perda do controle dos colegiados representa um sinal claro das dificuldades de articulação política do Poder Executivo. A falta de conexão com a base fortalece a oposição, que passou a dirigir o conteúdo do debate legislativo. Não significa que as matérias encaminhadas serão rejeitadas, mas o Governo deixa de pautar os projetos prioritários com maior agilidade.

Com maior espaço nas comissões, a oposição ganha instrumentos formais para impor um novo ritmo na Assembleia. E o Estado, o risco de ver sua agenda encurralada por interesses contrários. Para destravar o jogo, será preciso ativar o diálogo político com os deputados, para que os efeitos não reflitam diretamente nas ações dessa fase importante para a gestão.

Manifestação – A possível transferência do 20° Batalhão de Polícia Militar de São Lourenço da Mata para Camaragibe tem feito parlamentares aliados e de oposição ao governo estadual reivindicarem a permanência do equipamento no município. Por ser um ano pré-eleitoral, o debate sobre o assunto ainda deve render bastante.

Enquete – Nas redes sociais, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) perguntou aos seguidores qual será a noite de maior público do FIG 2025. No vídeo, ele dá o seu palpite. O evento começa no dia 10 de julho e este será o segundo ano em que o festival é promovido pela Prefeitura de Garanhuns.

Recepção – O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, receberam diversos amigos que estiveram em Gravatá neste fim de semana. Entre os nomes que visitaram a residência do casal estava o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Novo bloco – Buscando maior eficiência e resolução no diálogo com o Executivo, um grupo de vereadores de Caruaru deve passar a atuar de maneira independente na Câmara Municipal. A estreia da bancada pode acontecer ainda nesta terça (22), durante discurso na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Recuperação – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma foto em que mostra os pontos e demais lesões decorrentes da nova cirurgia no abdômen, devido a consequências da facada da qual foi vítima na eleição de 2018. Ele segue sem alimentação oral, faz fisioterapia diária e ainda não tem uma data para receber alta da UTI.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO