Coluna da terça: sonho distante 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de abril de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Após conquistar quase 2,2 milhões de votos para o Governo de Pernambuco em 2022, Marília Arraes tem trabalhado seu nome para disputar o Senado no próximo ano. A principio, a ex-deputada sonha em compor a chapa de João Campos (PSB), mas essa é uma conta difícil de fechar.

Para João, não seria nada interessante ter Marília acompanhando o prefeito do Recife numa majoritária. Além de integrar um partido que não contribui com fundo eleitoral e tempo no programa eleitoral, o fato de ser prima do socialista complica ainda mais a equação. 

O partido liderado por João Campos tem buscado alianças estratégicas com legendas que ofereçam estrutura e apoio nacional, é aí que entram nomes como Humberto Costa (PT) e Silvio Costa Filho (Republicanos), que cada vez ganham mais força para ocuparem os espaços.

Concorrer a uma cadeira na Casa Alta em 2026 pode parecer um caminho natural, considerando o recall da última eleição, mas o cenário atual não é favorável para Marília. No entanto, a articulação para um retorno à Câmara recoloca a dirigente do Solidariedade no jogo, mantendo seu projeto político vivo.

Conjuntura – Nesta terça (22), a governadora Raquel Lyra (PSD) vai até Gravatá para entregar a nova Cozinha Comunitária Dom Bosco. Essa é segunda agenda ao lado do prefeito Joselito Gomes (Avante), após seu partido passar a integrar a base da chefe do Executivo estadual.

Intercâmbio – Em meio às críticas da oposição ao ‘Ganhe o Mundo’, a governadora Raquel Lyra (PSD) entrega nesta manhã os kits de viagem aos 88 professores de inglês e espanhol selecionados para o programa ‘Ganhe o Mundo Professor’. A solenidade está marcada para acontecer no Palácio do Campo das Princesas.

Declinou – Depois de ser “lançado” para o Governo do Estado por lideranças do PL, o apresentador Cardinot quebrou o silêncio sobre o assunto e descartou uma candidatura em 2026. “Tenho compromissos profissionais em andamento que me impediriam legal e eticamente de participar de uma campanha eleitoral”, disse em nota.

Mobilização – A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), está liderando mutirão para votar em Guilherme Vilar, olindense que está na final do Big Brother Brasil nesta terça (22). Um espaço também está sendo organizado pelo governo municipal para que os torcedores do participante possam se concentrar.

Reforço – Após o apoio do PSB a Marcilio Regio (PP), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), desembarca nesta terça (22) para fortalecer a candidatura do aliado. Ao lado de outras lideranças, ele participa de uma caminhada pelas principais ruas da cidade. A eleição suplementar está marcada para o dia 4 de maio.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO