Coluna da terça: cotado novamente

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
6 de maio de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Caso venha disputar a eleição para deputado estadual em 2026, como vem sendo especulado nos bastidores, Bruno França será o grande fato novo em Caruaru, município onde deixou registrada sua digital enquanto secretário de Desenvolvimento Rural e presidente da Ceaca.

Em 2022, França chegou a ensaiar uma candidatura, mas recuou do projeto para coordenar no Agreste a campanha vitoriosa de Raquel Lyra ao Governo de Pernambuco. Com uma atuação discreta, mas estratégica, o assessor especial da Casa Civil com função no IPA construiu pontes ao longo desse período.

Com a influência de Raquel em Caruaru comprovada na última eleição municipal, Bruno França pode capitalizar a força da governadora para alavancar uma eventual candidatura que tem chances reais de sair das rodas de conversas políticas e ganhar as ruas.

Contemplado – Primeiro suplente do PDT em Caruaru, Wagner do Santa Rosa, que obteve 2.364 votos em 2024 foi nomeado enquanto consultor técnico 2, na Secretaria de Articulação Política do município. A pasta recém-criada na reforma administrativa vem abrigando alguns nomes que não obtiveram sucesso nas urnas.

Sintonia – Pode até não resultar em uma aliança para o próximo ano, mas a troca de acenos nos bastidores e em público entre o prefeito João Campos (PSB) e o deputado Eduardo da Fonte (PP) tem servido para alimentar o debate político nos últimos dias. Em contrapartida, a governadora Raquel Lyra (PSD) segue filiando prefeitos ao PSD.

Celeridade – Líder do governo Raquel Lyra na Alepe, Socorro Pimentel (UB) cobrou, mais uma vez, urgência na sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado pelo Governo do Estado para a administração de Fernando de Noronha. A parlamentar apelou diretamente ao presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa (PL),

Regra – A PEC que acaba com a possibilidade de reeleição de prefeitos, governadores e presidente a partir de 2030 está na pauta da reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que será realizada amanhã (7). A ideia é fixar em cinco anos os mandatos para esses cargos.

Sequência – Após ser aprovado na última semana, na CCLJ da Alepe, a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação avalia nesta terça (6) o empréstimo de 1,5 bilhão solicitado pelo Governo Estado. Entretanto, não deve passar ainda por Administração Pública, que aguarda novas informações do Executivo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO