
Embora compartilhem a mesma legenda, o Partido Liberal, os deputados Renato Antunes e o Coronel Alberto Feitosa têm seguido caminhos políticos distintos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A diferença na atuação dos dois escancara a falta de coesão interna da sigla no estado.
Enquanto Antunes atua de forma mais moderada e alinhado ao governo estadual, votando com a base governista, Alberto Feitosa tem adotado uma postura de confronto com o Executivo, caminhando lado a lado com a oposição capitaneada pelo PSB do prefeito João Campos.
A mais recente demonstração dessa divergência ficou evidente durante a sessão realizada nesta quarta (7), quando Antunes cobrou ao seu correligionário, que preside a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, que coloque em pauta a sabatina do novo administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira.
O gesto não passou despercebido e foi lido como mais um capítulo do embate interno que vem crescendo em meio ao conflitos entre o Executivo e Legislativo. Na proporção em que o período eleitoral for se aproximando é natural que os atritos se intensifiquem, revelando estratégias individuais visando 2026.
Embate – O estica e puxa para que a Assembleia Legislativa de Pernambuco vote as matérias encaminhadas pelo Poder Executivo gerou mais um novo capítulo entre as bancadas da Casa. Como o Blog Cenário trouxe em primeira mão, a base governista comunicou que as pautas serão obstruídas. A Alepe acatou.
Integração – Enquanto a tensão tomava conta do plenário da Alepe na tarde de ontem (7), o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), cumpria agenda em Brasília ao lado do prefeito João Campos (PSB). Eles foram recebidos pelo presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
Presença – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Caruaru nesta sexta (9) para participar da entrega do Hospital da Mulher do Agreste, equipamento que vai atender mais de 30 municípios da região. A confirmação foi feita pela senador Humberto Costa (PT).
Futebol – O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), vibrou com a notícia de que o município será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️. Os jogos serão realizados na Arena de Pernambuco, equipamento administrado pelo Governo do Estado.
Manobra – Por 315 votos, a Câmara dos Deputados aprovou a sustação de ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada à tentativa de golpe de Estado, na qual está incluído o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ). O pedido de sustação da matéria foi feito pelo Partido Liberal.