Coluna da segunda: o maior beneficiado

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
26 de maio de 2025 às 00h00min
Foto: Edson Holanda

Embora o deputado Jarbas Filho nunca tenha declarado publicamente apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) no próximo ano, sua derrota pelo comando do MDB em Pernambuco, no último sábado (24), vem sendo atribuída ao Palácio do Campo das Princesas.

A permanência de Raul Henry na presidência estadual do MDB beneficia diretamente João Campos (PSB) na corrida pelo Governo do Estado. Além de aliado do prefeito do Recife, o dirigente emedebista integra o primeiro escalão da gestão municipal, reforçando os laços entre o partido e o PSB.

João tem se fortalecido com o apoio dos principais partidos da cena política nacional e, com a confirmação do MDB em seu palanque, a tendência é que outras legendas de grande porte gravitem em torno da sua candidatura. A articulação pode garantir mais tempo de TV, acesso a recursos do fundo partidário e credenciar a imagem de governabilidade.

Vantagem – Momentos antes da eleição que sacramentou a permanência de Raul Henry na presidência do MDB de Pernambuco, ambos os grupos previam um resultado apertado. A expectativa era apenas de uma diferença de 6 votos para um lado ou outro. No entanto, a vitória veio com uma margem de 16.

Enfrentamento – Adversários na Câmara do Recife, os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Rodrigo Coutinho (Republicanos) levaram a disputa para fora do plenário, mais precisamente para uma partida de tênis. Em tom bem-humorado, o bolsonarista registrou o momento no Instagram e provocou: “quem ganhou? Oposição ou situação”.

Majoritária – Após cumprir dois mandatos como vereador do Recife, Ivan Moraes foi escolhido pela direção do PSOL para disputar o Governo de Pernambuco em 2026. A decisão foi tomada durante reunião do partido no último sábado (24). Com uma atuação firme na Câmara Municipal, marcada por críticas aos governos do PSB, esta será sua primeira candidatura a um cargo no Poder Executivo.

Pauta – O empréstimo internacional para o Tribunal de Justiça de Pernambuco, no valor de US$ 33 milhões e que tem o senador Fernando Dueire (MDB) como relator, será apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça (27). Os recursos serão destinados ao projeto de transformação digital do órgão.

Ampliação – Após filiar a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o PSD prepara o ingresso do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). Embora o movimento fortaleça a legenda de Gilberto Kassab, nada muda em relação ao  compromisso firmado pelo gestor com Renan Calheiros e Renan Filho para 2026.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO