
Ocupando os ministérios do Turismo, das Comunicações e da Integração e Desenvolvimento Regional, o União Brasil tem sinalizado diversos caminhos para 2026, menos o de apoiar a reeleição de Lula. Foi o que indicou o presidente nacional do partido, Antônio de Rueda, em entrevista à GloboNews.
De acordo com Rueda, o União Brasil vai decidir sobre a entrega dos ministérios após a formalização da federação com o PP, que tem como presidente o senador Ciro Nogueira, ex-ministro de Bolsonaro e crítico ferrenho do Governo Federal. Lideranças dessas legendas defendem publicamente a construção de uma candidatura presidencial ou o apoio a um nome da direita.
O União Brasil já não atua como aliado na Câmara dos Deputados há muito tempo, não entregando os votos necessários ao Planalto em matérias importantes, como a derrubada do decreto do IOF. Embora não possua nenhum adversário competitivo de maneira oficial, Lula segue refém do Congresso e perdendo o apoio que na prática já não tinha.
Segue o barco – O administrador-adjunto de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, afirmou, durante evento no Palácio do Campo das Princesas, que não tem se preocupado com a morosidade da sabatina, uma vez que já vem exercendo suas funções com plenos poderes para atuar em benefício do arquipélago.
Boa notícia – O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba, celebrou a assinatura do pacote de obras para Fernando de Noronha, que é um dos principais roteiros turísticos do estado. “O Brasil todo vem conhecer Noronha e o governo Raquel Lyra vai continuar investindo na atração turística”, afirmou.
Planejamento – Mesmo deixando o comando da Adepe nesta semana, às vésperas da Fenearte, o novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, garantiu que tudo já está pronto para mais uma edição. O evento acontecerá de 9 a 20 de julho e contará com um investimento de R$ 15 milhões.
Novo tucano – O pré-candidato a deputado federal e vice-presidente do PSDB Pernambuco, Gabriel Porto, anunciou a filiação de mais um nome ao partido. Ao lado do presidente estadual da sigla, Álvaro Porto, ele abonou a ficha de filiação do vice-prefeito de Nazaré da Mata, Rostand Negromonte.
Aliança partidária – Presidente nacional do PSB, João Campos se reuniu novamente com o líder do Cidadania, Comte Bittencourt, para debater uma eventual federação entre os dois partidos. Para o prefeito do Recife, trata-se de um passo importante para “consolidar uma frente ampla”.