
Depois de ter sido criada no início deste ano, mas ter ficado sem funcionamento até então, a Secretaria Executiva da Causa Animal finalmente começou a ser estruturada. A pasta é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.
A nova chefe do setor é Nathalie Mendonça Ribeiro, que já integrava a pasta. Foi gerente-geral de Fernando de Noronha e chegou a assumir a administração da ilha de forma interina, quando a então administradora, Thallyta Figueirôa, deixou o cargo em março deste ano. No período em que Aglailson Neto assumiu a gestão de Noronha, Nathalie passou a ser lotada na Casa Civil.
Além dela, dois coordenadores e um assistente da Causa Animal também foram nomeados. São eles, respectivamente, Tiago Guerra Queiroz, Maria da Conceição Nogueira Maciel e Victor Gilliard de Carvalho Lopes.
Durante a posse como secretário de Meio Ambiente, Daniel Coelho fez um discurso quase que integralmente voltado à causa animal e afirmou que a pasta seria estruturada para desempenhar ações efetivas. Questionado pelo Blog Cenário, durante coletiva, ele evitou comentar se o nome escolhido seria o de algum um protetor.
“A definição de nome é uma coisa que vai ser construída, mas vai ser alguém que tenha sensibilidade para a causa e, que acima de tudo, tenha capacidade para executar. Porque a gente não está formatando uma secretária executiva dos animais só para jogar para a plateia, só para fazer discurso. A gente tem que implementar política publicar, fazer castração, olhar para os protetores, fazer política de conscientização para que as pessoas respeitem os animais. É algo que faz parte da minha vida, são mais de 20 anos de militância nessa área e a gente vai tentar trazer isso tudo para poder implementar um bom trabalho”, afirmou.