Coluna da terça: Anderson atua por um PL menos “radical”

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de julho de 2025 às 00h00min
Foto: Hermes Costa Neto

Nome de confiança do presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, em Pernambuco, o ex-deputado federal e ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, tem atuado na construção de um projeto conservador no estado, mas com um perfil menos radical.

A estratégia visa consolidar a legenda com base em valores de direita, porém sem a retórica extremista que marcou parte da última eleição presidencial. Com experiências no Legislativo e Executivo, Ferreira tem percorrido diferentes regiões de Pernambuco com o objetivo de pavimentar sua candidatura ao Senado e elaborar chapas que fortaleçam o PL.

Manter o ex-ministro Gilson Machado Neto distante do núcleo do PL em Pernambuco é essencial para Anderson Ferreira estabelecer alianças mais amplas com setores do centro, buscando maior viabilidade eleitoral para 2026, seja para a Casa Alta ou para um eventual retorno à Câmara dos Deputados.

Aliados – A deputada Rosa Amorim (PT), que vem pavimentando seu caminho à Câmara Federal, se reuniu ontem (14) com seus colegas de parlamento João Paulo (PT) e Dani Portela (PSOL). Enquanto João é um nome histórico do PT, Dani deve ingressar na sigla no próximo ano, formando uma dupla de mulheres negras e engajadas com as causas sociais.

Boas-vindas – O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, recepcionou ontem (14) os novos servidores da CPRH. A autarquia é um braço importante na conservação dos recursos hídricos e florestais no estado.

Ascensão – Em uma carreira profissional marcada por avanços no meio jurídico, o desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira foi eleito por aclamação do Tribunal de Justiça de Pernambuco como novo membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Contenção – Visando garantir o pleno funcionamento da Universidade Federal de Pernambuco até outubro deste ano, o reitor, Alfredo Gomes, anunciou, uma série de cortes de gastos por conta da redução nos repasses de recursos da União. Nesta terça (15), o ministro da Educação, Camilo Santana, visita obras no HC-UFPE.

Resposta – O presidente Lula assinou nesta segunda (14) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Comercial. A medida poderá ser usada para responder à imposição da tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos, conforme anunciado na semana passada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO