
A Prefeitura do Recife segue avançando nas obras de recuperação estrutural da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória. As intervenções, que foram retomadas em 30 de setembro do ano passado, estão em ritmo intenso, com investimento de aproximadamente de R$ 14.350.000,00. Nesta sexta (25), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), realizou uma vistoria no local.
“É uma obra complexa, de execução difícil, porque é feita dentro da própria estrutura da ponte, mas o principal é que essa intervenção vai garantir a segurança desse importante equipamento”, informou o prefeito.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Estamos realizando mais de 16 mil furos para passar a nova ferragem, reforçar toda a estrutura e fazer uma nova proteção. Em cima, já é possível ver os novos cabos que serão protendidos para garantir a estabilidade da ponte. O trabalho precisa ser sério e transparente. Não dá para deixar uma ponte em risco de cair, e isso a gente não tolera no Recife. Seja fazendo muito trabalho ou explicando às pessoas, nunca vamos pelo caminho da insegurança. É preciso seguir pelo caminho que garante proteção às pessoas”, afirmou João, ao lado do secretário de Infraestrutura e vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB).
A recuperação da Ponte Giratória, que liga os bairros de São José e do Recife, está agora recebendo os serviços de protensão externa das vigas longarinas (face inferior e superior), reforço estrutural nas células internas do tabuleiro da ponte (que compreende a escarificação/apicoamento do concreto, reforço com barras de aço nas longarinas e lajes), aplicação de graute e tratamento de fissuras com injeção de epóxi. Serão realizados os serviços remanescentes do 5° vão da ponte, onde foram localizados os sistemas de protensão oxidados e rompidos, com reforço com tela de aço, proteção das cordoalhas danificadas, protensão externa nas longarinas, concreto projetado, execução de pingadeira e pintura selante.
A intervenção da segunda etapa da recuperação e reforço da Ponte Giratória iniciou em 30 de Setembro de 2024, com previsão de término para 23 de Março de 2026. Nesta segunda etapa está sendo realizada a reabilitação estrutural da ponte através de reforço e protensão externa nas vigas longarinas, de modo a atender as normas técnicas vigentes.
Atualmente a obra possui um efetivo de 59 colaboradores operacionais,distribuídos em diversas frentes de serviços. As atividades estão sendo realizadas no tabuleiro superior, dentro do caixão celular e no tabuleiro da inferior da ponte.
Para a realização dos serviços de protensão externa das vigas longarinas na parte superior, toda a ponte foi fresada retirando o asfalto, e na parte inferior estão sendo executados cortes no concreto para implantação do novo reforço de armação, com o auxílio da plataforma suspensa.
A Ponte Giratória tem uma extensão total de 195,25m com cinco vãos, três deles centrais que medem 41,45m, 43,35m e 41,45m, e vãos de 34m nas extremidades. É formada por um tabuleiro único, contínuo, com seção transversal tipo caixão ao longo de toda a sua extensão, possui transversinas e altura variável em cada apoio. Transversalmente, a ponte tem uma largura total de 22m, ambos os lados contemplam um passeio de pedestres de 3m no lado norte e 2m no lado sul, duas faixas de rolamento em torno de 4,0m e guarda rodas de 0,23m em cada passeio.