
Depois de passar por sabatina da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na reunião desta manhã, o então administrador adjunto de Fernando de Noronha, Virgilio Oliveira, não pôde se se tornar oficialmente administrador-geral, devido à falta de quórum para votação. Era necessária a presença de 25 parlamentares no plenário, entretanto, a ausência de alguns da base acabou fazendo com que a matéria fosse retirada de pauta.
Havia, ao todo, 31 presenças marcadas no painel, mas só depois de muito tempo, o número de parlamentares que ocupavam lugar no plenário chegou a 25. Entretanto, quando o número regimental foi alcançado e foi aberta a votação da ordem do dia, os deputados de oposição Dani Portela (PSOL) e Romero Albuquerque (UB), deixaram o plenário, derrubando o quórum para a votação.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Assim que a indicação de Noronha foi retirada de pauta, ambos retornaram ao plenário, com Romero, inclusive, utilizando o tempo de liderança para discursar. Praticamente todos os parlamentares de oposição faltaram. Entre os governistas ou que não fazem parte da bancada, mas votam com o Governo, faltaram Dannilo Godoy (PSB), Gustavo Gouveia (SD), que está em agenda no interior, João de Nadegi (PV), que cumpre agenda em Brasília e o Pastor Júnior Tércio (PP).
Joel da Harpa e Abimael Santos, que integram a bancada do PL e participaram de um café da manhã com a governadora hoje, também não estiveram no plenário, sendo que Joel chegou a marcar presença no painel. Cleiton Collins (PP) chegou a marcar presença no painel, mas foi para a formatura dos 2,3 mil novos policiais militares, que acontece neste momento, na Arena de Pernambuco. Se pelo menos dois destes estivessem presentes, a matéria seria votada e aprovada sem dificuldades.
A expectativa é de que a proposta só entre em pauta na reunião de amanhã (13) ou da próxima terça (19). Para a líder do governo, deputada Socorro Pimentel (UB), o choque de agendas do Palácio acabou afetando o número de parlamentares da base presentes.
“A gente estava contando com os nossos da base, obviamente, para ter segurança. Desde manhã que eu venho alertando por conta dessa agenda da Arena. A gente teve Cleiton aqui, a gente teve o próprio Joel aqui, que não ia causar nenhum impedimento para votar. A gente teve outros deputados, uns três deputados, que estariam presentes se não fosse esse outro evento da Arena. Mas aí a gente vai ver, exatamente, quando é que a gente vai poder colocar em pauta, com a presença de todos os deputados da base”, disse a parlamentar ao Blog Cenário.