Coluna da quarta: foto reacende especulação sobre federação

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
13 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Os presidentes nacionais do MDB, Baleia Rossi, e do PSDB, Marconi Perillo, se reuniram ontem (12) para debater o fortalecimento e o futuro dos dois partidos. Recentemente, as legendas ensaiaram a possibilidade de uma federação para o pleito de 2026; no entanto, a ideia não prosperou e cada uma seguiu seu caminho.

Embora tenham o mesmo propósito, que é o de eleger o maior número de representantes no Congresso Nacional, um projeto de federação esbarraria nos interesses dos caciques de cada partido nos estados, sobretudo no MDB, com nomes como Eduardo Braga, Jader Barbalho, Marcelo Castro e Renan Calheiros.

Apesar da foto compartilhada por Baleia Rossi e Marconi Perillo levantar suspeitas sobre possível união, uma fonte com livre trânsito nos dois partidos informou à coluna que o diálogo desta terça não estabeleceu como prioridade a aliança entre emedebistas e tucanos, o que não impede que aconteça em um futuro próximo.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Otimista – Ex-prefeito e ex-deputado estadual, Zé Queiroz acredita que o PDT vai avançar no debate interno sobre integrar uma federação. Político experiente, ele considera que essa é uma tendência da qual sua legenda não pode escapar. O caruaruense também demonstrou entusiasmo em encarar as urnas mais uma vez em 2026.

Iniciativa – Durante sabatina na CCLJ da Alepe, o administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, anunciou a instalação de uma Casa de Apoio no Recife, com um setor específico para gestantes. A medida visa oferecer suporte aos ilhéus que precisam de atendimento na capital pernambucana.

Atenção – Ainda durante a sabatina de Virgílio Oliveira, o deputado Gilmar Júnior (PV) cobrou do administrador uma agenda permanente com as mães atípicas do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. O parlamentar tem a pauta como uma das bandeiras de seu mandato.

Simbolismo – Durante a cerimônia de formatura de 2.299 novos policiais militares em Pernambuco, o deputado Joel da Harpa (PL) discursou representando todos os parlamentares presentes. Mais cedo, o PM reformado se reuniu com a governadora Raquel Lyra (PSD), em um sinal de alinhamento.

Segurança – A partir da próxima segunda-feira (18), os 2.299 novos policiais militares formados ontem (12) estarão nas ruas servindo à população pernambucana. Esse reforço foi bastante celebrado por aliados da governadora Raquel Lyra (PSD), que consideram a pauta como um momento importante para o governo estadual.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO