João Campos entrega novos apartamentos do Habitacional Papa Francisco

Notícias
Por Redação
20 de agosto de 2025 às 08h55min
Foto: Edson Holanda

O sonho da casa própria se tornou realidade para 128 famílias da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife, nesta terça (19). A entrega dos apartamentos do Habitacional Papa Francisco, localizado nas imediações das ruas Bernardo Vieira de Melo, do Ocidente e de São Jorge, foi feita pelo prefeito João Campos (PSB) e marcou mais um avanço no Recentro, programa municipal de requalificação da área central. 

Executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra recebeu um investimento de R$ 20 milhões, com recursos do Orçamento-Geral da União (OGU) e contrapartida da Prefeitura do Recife. A celebração teve ainda um momento especial de bênção realizado pelo padre Damião Silva e pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Luciano Brito, reforçando o caráter simbólico da conquista.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Uma felicidade enorme estar aqui hoje, muito feliz da gente poder construir esse habitacional depois de uma luta tão grande. Fizemos aqui uma parte com recursos próprios da prefeitura mas conseguimos avançar para poder terminar a obra, vamos continuar nesta luta já inscrevemos outras casas no Minha Casa Minha Vida das outras quadras. A gente fez a praça, ampliamos a escola, fizemos o habitacional e iremos seguir trabalhando pela cidade do Recife, quero pedir às famílias que cuidem das suas casas, do condomínio e do coletivo. Que Deus nos abençoe e o papa Francisco nos ilumine, vamos em frente”, afirmou o prefeito, João Campos.

A atual gestão executa a maior política habitacional da história do Recife e, desde junho, iniciou as obras dos habitacionais de Caranguejo Tabaiares e da Comunidade do Bem e anunciou a construção dos empreendimentos Vila Aeronáutica 1 e 2. Com 6,1 mil m² de área construída, o conjunto é formado por quatro blocos de 32 unidades, somando 128 apartamentos com metragens entre 39,42 m² e 41,75 m². São quatro tipos diferentes, todos com dois quartos, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro social. As famílias contempladas já moravam na comunidade e, durante as obras, receberam auxílio-moradia. Outras 128 unidades ainda serão erguidas no local.

Durante as obras na Comunidade do Pilar, a Prefeitura do Recife identificou diversos achados arqueológicos, resultado de pesquisas iniciadas em 2015 pela Fundação Seridó, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e posteriormente conduzidas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento. Até o momento, foram catalogados cerca de 40 mil fragmentos, além de vestígios do Forte de São Jorge, localizado sob a Igreja do Pilar, e estruturas do século XVI, como antigas moradias e armazéns. Também foram encontrados indícios de um cemitério na área.

Redação

Ouça agora AO VIVO