Coluna da sexta: Governo ganha tempo para recalcular rotas na CPI

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Matheus Augusto

Em meio a uma sequência de movimentações da oposição que têm atingido em cheio o Poder Executivo, a governadora Raquel Lyra (PSD) respirou aliviada com a liminar do juiz Fernando Jorge Ribeiro Raposo, da 16ª Vara Cível, que manteve a deputada Débora Almeida na liderança do PSDB na Assembleia Legislativa.

A decisão é uma conquista para o Palácio do Campo das Princesas, considerando que a determinação do magistrado suspendeu os atos da reunião do PSDB que havia indicado o deputado Diogo Moraes como novo líder da legenda tucana na Alepe e oficializado a saída do bloco governista, o que também mudaria a formatação da CPI da Publicidade.

Com o ato do juiz da 16ª Vara Cível, a reunião extraordinária da CPI marcada para esta sexta (22) foi cancelada, já que a composição da comissão passa a ser outra e o Governo volta a ter maioria. Enquanto um edital convocando um novo encontro não é publicado, aliados de Raquel ganham tempo para reorganizar as estratégias.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Confiança – À coluna, fontes do PSDB expressaram otimismo quanto a uma reconsideração da Justiça para que o deputado Diogo Moraes volte a ser líder do partido na Alepe e a legenda tucana deixe o bloco governista. Uma decisão anulando ou referendando a liminar pode sair a qualquer momento.

Plataforma – No mesmo dia em que comunicou sua saída do governo Raquel Lyra, o jornalista Manoel Medeiros anunciou a estreia de um blog que leva o seu nome. De acordo com ele, o site abordará notícias exclusivas, dados e análises sobre gastos no Recife, em Pernambuco e no Brasil.

Alívio – Por unanimidade, Os vereadores de Caruaru filiados ao Podemos, PSD e PSB tiveram seus mandatos preservados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). A denúncia contra as chapas que esse parlamentares disputaram a eleição em 2024, girava em torno de suposta fraude à cota de gênero.

Cinturão metropolitano – Após ser agraciado com o título de cidadão de Camaragibe e do Jaboatão dos Guararapes, o desembargador Ricardo Paes Barreto, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, recebeu a mesma honraria em Olinda. As homenagens refletem o compromisso público do magistrado com os municípios.

Entrando em campo – Ao lado de dirigentes do Náutico e Santa Cruz, o deputado federal Lula da Fonte (PP) foi recebido pelo presidente da CBF, Samir Xaud, na sede da confederação. Na pauta, a defesa e o fortalecimento do futebol pernambucano, que segue definhando sob a gestão de Evandro de Carvalho.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO