Cabo implanta serviço inédito de entrega domiciliar de medicamentos

Notícias
Por Redação
3 de setembro de 2025 às 14h25min
Foto: Pedro Batista

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), anunciou, hoje (3), o início de uma ação permanente que vai revolucionar a vida de pacientes que utilizam mediações distribuídas pelo Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez na história da cidade, os usuários residentes no Cabo vão receber os remédios em casa, com segurança e conforto. O Saúde em Casa reforça o compromisso da gestão com o acesso, a continuidade do cuidado e a humanização do atendimento em Saúde.

Com foco em ampliar a assistência farmacêutica e reduzir filas e deslocamentos desnecessários, o Saúde em Casa prioriza pessoas com doenças crônicas, idosos acamados, pacientes insulinodependentes e outros grupos prioritários acompanhados pela rede municipal. Nesta fase inicial, o programa atenderá 500 pacientes, sendo 230 pessoas com fibromialgia e 270 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro do rol de medicações sob responsabilidade do município.

Para garantir agilidade, segurança e rastreabilidade, a entrega será realizada pelos Correios, com prazo D+1 (entrega no primeiro dia útil após a coleta). O processo utiliza Aviso de Recebimento (AR) — com coleta de assinatura — e leitura de QR Code no ato da entrega, gerando registro em sistema e georreferenciamento das ocorrências. Esse desenho operacional assegura que o medicamento chegue a quem de direito e previne fraudes.

Atualmente, muitos desses medicamentos só podem ser retirados em unidades específicas, exigindo deslocamento de pessoas com limitações de mobilidade e impondo custos indiretos às famílias. Com o Saúde em Casa, a Prefeitura elimina barreiras de acesso, favorece a adesão ao tratamento e eleva o padrão de cuidado, num avanço concreto da política municipal de saúde.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O Saúde em Casa é uma revolução e se soma às uma série de outras ações que vem sendo estruturadas por nossa gestão para qualificar a rede e ampliar o acesso aos serviços de saúde, sempre com foco em resultado, inovação e cuidado centrado nas pessoas. Cuidar da nossa gente é o maior investimento que podemos fazer”, destacou Lula Cabral. 

Todos os pacientes contemplados já passaram por recadastramento recente. Além de garantir o recebimento com segurança, o georreferenciamento permitirá, no futuro, análises sobre a concentração da demanda, subsidiando decisões de expansão de serviços — como a criação de novas unidades ou pontos de apoio em áreas com maior necessidade, sempre com foco na comodidade e na continuidade do cuidado”, afirmou a secretária de Saúde, Ricarda Samara, responsável pela coordenação da ação.

Como funciona:

  • Público inicial: crianças com TEA e pessoas com fibromialgia (medicações de responsabilidade municipal).
  • Volume inicial: cerca de 500 pacientes (230 com fibromialgia e 270 com TEA).
  • Logística: Correios, com entrega D+1 após a coleta das remessas.
  • Comprovação: AR com assinatura e QR Code escaneado no ato da entrega, com registro em sistema e georreferenciamento.
  • Boas práticas: operação em conformidade com normas sanitárias vigentes e controles de qualidade para o transporte de medicamentos.
Ouça agora AO VIVO