
Liderado pela governadora Raquel Lyra, o PSD atingiu, no dia de ontem (26), a marca histórica de 71 gestores municipais filiados ao partido. Um número que consolida a legenda como a maior de Pernambuco. O resultado foi alcançado com o anúncio da chegada do prefeito de João Alfredo, Zé Martins.
É fato que a legenda no estado não possui representantes na Assembleia Legislativa nem na Câmara Federal, mas essa realidade deve ser superada assim que for aberta a janela de transferência partidária, em março de 2026, quando nomes com mandato irão migrar para o PSD, fortalecendo suas bases parlamentares.
Com a musculatura adquirida no interior e o respaldo da principal liderança política do estado, o PSD sinaliza que pretende chegar com força nas próximas eleições. A movimentação reforça também o projeto de Raquel Lyra, que amplia sua influência entre os prefeitos e se posiciona com ainda mais protagonismo no cenário estadual rumo a 2026.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Empenho – Um dos nomes que têm ajudado a governadora Raquel Lyra nessa nova fase do PSD em Pernambuco é o vice-presidente estadual da legenda, André Teixeira Filho. Com atuação discreta, ele tem sido peça importante nos bastidores da reorganização partidária, especialmente no processo de articulação com prefeitos e lideranças regionais.
Movimentação – Um dos elementos que levou o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, para o PSD, firmando já seu compromisso com o projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra para 2026 é a possível candidatura do seu filho a deputado estadual. Corre nos bastidores a informação de que no PSB ele não vinha encontrando ambiente no Agreste Setentrional.
Crescimento – Com dois deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Republicanos tem trabalhado na montagem de uma chapa competitiva e projeta eleger até cinco parlamentares para a Casa de Joaquim Nabuco. As costuras estão sendo feitas pelo ministro e presidente estadual da legenda, Silvio Costa Filho.
Sigilo – Com agenda prevista para Caruaru na próxima terça (30), a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, participará de um culto em uma igreja evangélica da cidade. No entanto, o local não foi divulgado, seguindo protocolos de segurança tanto da socióloga, quanto do templo religioso. A programação está sendo organizada por Thania Queiroz, esposa do ministro Wolney Queiroz.
Reação – A declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que o presidente Lula “está caminhando para a quarta eleição“, revela o clima positivo e de virada de chave que vive o Palácio do Planalto. O petista se fortaleceu nas últimas semanas, e os efeitos já começam a ser percebidos nas pesquisas de opinião.