Em meio à polêmica sobre curso de Medicina para o MST, ministro visita UFPE em Caruaru

Notícias
Por Karol Matos
30 de setembro de 2025 às 10h10min
Foto: Divulgação

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, estará em Pernambuco, nesta terça (30), para participar de agendas com o corpo educacional da Universidade Federal de Pernambuco e com o MST, em meio à polêmica nacional que se tornou o curso de Medicina com vagas através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que seriam destinadas a assentados da reforma agrária, quilombolas e educadores vinculados ao programa.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O edital, que já encerrou, teve 80 vagas abertas no Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, cidade onde desde 1993 funciona, no Assentamento Normandia, um dos maiores centros de formação do MST. No local, cerca de 40 famílias vivem assentadas. A decisão de reservar vagas que beneficiariam diretamente esse público foi alvo de críticas por parte de políticos e entidades médicas. 

O primeiro compromisso do ministro será às 16h30, na próprio campus da UFPE em Caruaru, com o intuito de dialogar com o reitor, diretores, alunos, professores e professoras sobre o curso de Medicina do Pronera. Já em seguida, na Câmara Municipal, Márcio Macêdo vai participar de uma roda de diálogo sobre a conjuntura política. A agenda que está prevista para às 18h30 foi convocada como um “plenária com a militância do presidente Lula em Caruaru e região”.

Ouça agora AO VIVO