Coluna da quarta: Eduardo Moura e o efeito no eleitorado da direita

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
5 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Depois de ser eleito vereador do Recife, quando poucas pessoas apostavam no êxito do seu projeto eleitoral, Eduardo Moura (Novo) não apenas conquistou uma vaga na Câmara Municipal, como também se consolidou como o principal nome de oposição ao prefeito João Campos (PSB), tanto nas ações de fiscalização quanto na atuação nas redes sociais.

A postura de Moura tem se refletido nas intenções de voto registradas pelos institutos que vêm realizando levantamentos sobre a corrida ao Governo de Pernambuco em 2026. No entanto, o vereador deve mesmo disputar um mandato de deputado federal, buscando capitalizar a maior fatia possível do eleitorado de direita no estado.

Nomes mais ideológicos, a exemplo de Gilson Machado (PL), que também deve concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, tendem a ser afetados pela candidatura de Eduardo Moura, que pode representar um eleitor mais conectado com as demandas da sociedade do que a defesa incessante do bolsonarismo.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Perfil de candidato – Cotado para disputar um mandato de deputado em 2026, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho, vem investindo na construção de uma imagem mais personalizada nas redes sociais, destacando os programas executados pela sua pasta e a proximidade com a governadora Raquel Lyra (PSD).

Empenho – Por unanimidade, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o empréstimo de aproximadamente R$ 1,5 bilhão solicitado pela governadora Raquel Lyra (PSD). O projeto teve como relator o senador Fernando Dueire (MDB), que tem se destacado por agilizar, na Casa, a tramitação de matérias de interesse de Pernambuco.

Susto no Senado – A sessão desta terça (4) precisou ser suspensa por cerca de 30 minutos, após a senadora Teresa Leitão (PT) sofrer uma queda no plenário e cortar o supercílio. Consciente, a parlamentar deixou o local em uma cadeira de rodas e foi encaminhada para atendimento médico. No hospital, ela recebeu pontos e passou por exames.

Benefícios – Relatado pelo deputado Pedro Campos (PSB), o projeto que regulamenta a licença-paternidade no país e cria o salário-paternidade no âmbito do INSS foi aprovado na Câmara dos Deputados. A conquista foi bastante comemorada pelo parlamentar pernambucano.

Votação – A previsão é que o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) leve ao Plenário da Câmara dos Deputados, em dezembro, o texto que propõe regulamentar o trabalho por aplicativo. Relator do Projeto Complementar 152/2025, o parlamentar tem sido cobrado por Hugo Motta (Republicanos-PB) para avançar com o debate.

Ouça agora AO VIVO