Sessão solene na Câmara de Olinda marca os 10 anos da FMO

Notícias
Por Redação
1 de dezembro de 2025 às 17h45min
Foto: Divulgação

Em reconhecimento à contribuição da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) para o desenvolvimento da cidade nos últimos dez anos, a Câmara Municipal realizou, hoje (1º), Sessão Solene para entrega de Voto de Aplauso à instituição.

O evento contou com a presença do ex-pefeito de Olinda e atual deputado federal, Renildo Calheiros (PCdoB); do deputado federal Pedro Campos (PSB) – representando o prefeito do Recife, João Campos (PSB); do ex-vereador de Olinda, Vinícius Castello, atual secretário executivo de Integração Metropolitana da Prefeitura do Recife.

Além deles, também participaram vereadores de Olinda, familiares do diretor-geral da FMO Inácio de Barros Melo Neto, alunos e funcionários da faculdade. Conquista foi compartilhada com trabalhadores, familiares e estudantes.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O deputado Pedro Campos lembrou que, no início, pouca gente acreditou no ousado projeto de construir uma faculdade de medicina em Olinda. “A FMO foi um sonho de Inácio, visto por muitos como algo impossível. Mas junto com sua família e outros que lhe apoiaram, virou realidade que hoje presta um excelente serviço à comunidade“, recordou.

Renildo Calheiros ressaltou o caráter desbravador de Inácio de Barros Melo Neto, que acreditou em Olinda e fez um dos melhores cursos de medicina do Brasil. “Na época, os conselhos Federal e Estadual de medicina eram contra a instalação da faculdade. Tivemos que superar muitas barreiras para abrir o curso. Mas o fato é que hoje comemoramos uma luta vitoriosa para a cidade“, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Saulo Holanda (MDB) também se pronunciou e lembrou que a homenagem foi aprovada por unanimidade. “A Câmara reconhece a coragem que Dr Inácio teve para trazer esta faculdade ao nosso município, assim como Renildo e Eduardo Campos, que acreditaram e foram fundamentais para que a faculdade se tornasse uma realidade“, disse.

Em seu discurso de agradecimento, o diretor-geral lembrou das dificuldades iniciais, quando teve que financiar o apartamento onde morava para obter fôlego financeiro para levar o projeto adiante. “Foi um momento desafiador em minha vida, mas contei com o apoio da minha esposa Raíssa para prosseguir. Ela, Renildo e Eduardo Campos sempre acreditaram em mim e por isso, sou eternamente grato a eles“, afirmou.

O diretor-geral também ressaltou a sua ligação com Olinda, considerada por ele “uma cidade boa para trabalhar“, e apresentou alguns números expressivos. “A FMO, o Colégio Ecolar e o Instituto Maria geram mais de 400 empregos diretos na cidade. Estamos chegando à marca de 996 médicos formados e temos hoje cerca de dois mil estudantes. Por tudo isso, seguiremos em frente, com muita convicção“, finalizou.

Ouça agora AO VIVO