
Embora o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tenha informado, em nota enviada ao Blog Cenário, que a dissolução do diretório do partido em Pernambuco foi em comum acordo com os caciques da legenda no estado, Zé e Wolney Queiroz, a coluna apurou que o movimento tem a intenção de equalizar a correlação de forças dentro da sigla.
É nítido e notório que a relação política entre Lupi e a família Queiroz já não é mais a mesma de anos atrás e isso se aprofundou depois das polêmicas envolvendo o Ministério da Previdência Social. Entretanto, o ponto central da “intervenção” na direção estadual é dar um novo fôlego ao PDT de Pernambuco, que vem encolhendo a cada pleito disputado. A decisão de Carlos Lupi joga luz na fragilidade eleitoral de Zé e Wolney diante do atual cenário.
Recentemente, Wolney revelou uma possível entrada de Marília Arraes (SD) no partido, mas, antes disso, a ex-deputada já tinha manifestado suas intenções em conversa reservada com Lupi. A costura do dirigente nacional também visa atrair Túlio Gadêlha (Rede) de volta ao seu partido de origem e conter uma eventual ida do deputado para o PT, formando uma chapa robusta no PDT para 2026.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Definição – Há quem aposte que o presidente do PDT, Carlos Lupi, pode realizar um congresso em Pernambuco para sacramentar a nova composição da nova direção executiva. Neste final de semana, acontece um encontro da legenda no Rio de Janeiro, quando pendências sobre os estados devem ir à mesa.
Aproximação – Crítico da governadora Raquel Lyra (PSD), mas sem cravar apoio a nenhum outro para 2026, o deputado Gilmar Júnior (PV) foi convidado pelo prefeito João Campos (PSB) para o lançamento do programa ‘Recife Cuida Mais’, com a presença de diversos profissionais de saúde. Um gesto que deve ser contabilizado.
Ato representativo – O ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos (MDB) reuniu diversos nomes que fazem parte da sua história política para lembrar os 40 anos da sua vitória no Recife, período que marcou o reencontro da cidade com a democracia. Visivelmente emocionado, o emedebista abriu as portas do escritório ‘Debate’ para o evento.
Parceria – Em mais um gesto de alinhamento institucional e político, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), assinam a ordem de serviço para o início das obras de contenção de encostas em dez áreas de risco da cidade. O investimento será de R$ 36 milhões.
Justa homenagem – O desembargador do TJPE e juíz substituto do STJ, Stênio Neiva, foi agraciado em Brasília com a Medalha do Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pela Câmara dos Deputados. A indicação foi do segundo-secretário da Mesa Diretora, deputado Lula da Fonte (PP).














