Coluna da segunda: confraternização marca influência de Porto

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Lucas Patrício

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), mais uma vez demonstrou prestígio político ao reunir, em Canhotinho, lideranças de todas as regiões do estado, que fizeram questão de ir abraçar o deputado em sua já tradicional confraternização.

O encontro também reforçou o caráter estratégico do parlamentar no interior do estado e, principalmente, no campo da oposição. Porto não é apenas um presidente de Assembleia com trânsito entre os poderes; é um político enraizado em sua base, que entende a dinâmica municipal como poucos.

Mais do que um momento de confraternização, o evento ganhou contornos majoritários e se transformou em uma demonstração de força silenciosa. Sem discursos inflamados, a mensagem foi transmitida pela presença de nomes que terão papel decisivo em 2026, como João Campos (PSB), Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (UB) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Continuidade – Cotada para se filiar ao PSD, a prefeita de Ribeirão, Carol Jordão (PSB), marcou presença na confraternização de Álvaro Porto (PSDB). No evento, ela posou para fotos com o anfitrião e com o prefeito João Campos (PSB). O movimento foi interpretado como um indicativo de que ela deve continuar atuando junto aos atuais aliados.

Bastidores – Distante dos holofotes políticos e sem disputar uma eleição desde 2022, quando não foi reeleito deputado estadual, Tony Gel prestigiou a confraternização de Álvaro Porto (PSDB) em Canhotinho. Aproveitou o momento para rever amigos e conversar discretamente com aliados.

Termômetro – Após prefeitos que integravam a base da governadora Raquel Lyra anunciarem apoio a João Campos (PSB) para 2026, o PSD filia, nesta segunda (22), Diego Cabral (Camaragibe) e Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes). O ato também serve de indicativo sobre a forma como o partido tem se organizado para o pleito do próximo ano.

Pego de surpresa – Visando o crescimento do PSD, a governadora Raquel Lyra conseguiu mais um prefeito do Republicanos para o seu partido. Desta vez, foi Diego Cabral, que articulou a transição e deixou o ministro Silvio Costa Filho descobrir a novidade pela imprensa.

Votação – O PSB trabalha com uma expectativa alta em cima da eleição do presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá, para a Assembleia Legislativa. A legenda acredita que ele saia da capital com, no mínimo, 35 mil votos, alcançando mais 60 mil nos outros municípios. Tamanho político e apoios firmados para chegar a esse número, ele tem.

Ouça agora AO VIVO