
A Secretaria de Educação do Recife segue investindo de forma consistente no fortalecimento da rede municipal de ensino e anuncia a convocação de mais de 500 novos profissionais, entre professores e Auxiliares de Apoio ao Desenvolvimento Educacional Especial (AADEEs). A iniciativa reafirma o compromisso da atual gestão com a valorização dos profissionais da educação e com a garantia de uma escola pública cada vez mais estruturada, inclusiva e de qualidade.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Durante o anúncio das novas convocações, o prefeito João Campos (PSB) destacou o alcance da medida. “Vamos zerar o cadastro de reserva de professor, com a convocação de mais de 300 docentes, além de mais de 150 profissionais da educação inclusiva e mais de 50 professores de disciplinas específicas. Com isso, alcançamos uma marca histórica: já são mais de 2.500 professores convocados na nossa gestão”, afirmou.
O concurso para professores, reconhecido como o maior da história do Recife, previa inicialmente 1.000 vagas. No entanto, a atual gestão foi além do previsto em edital e promoveu uma ampliação histórica das nomeações. Ao todo, já foram nomeados 2.570 professores, sendo 2.149 professores I e 421 professores II, número que ultrapassa em mais de 150% a quantidade inicial de vagas ofertadas. O resultado desse esforço é expressivo, com o cadastro de reserva para Professor I totalmente zerado, assim como o cadastro de reserva de algumas disciplinas do Professor II.
Além do reforço no quadro de professores, a gestão municipal também avança de forma estratégica na convocação dos AADEEs, profissionais essenciais para a consolidação de uma rede cada vez mais inclusiva e comprometida com o direito à educação. O concurso previa 400 vagas, mas, com a nova convocação, o município alcança a marca de 452 AADEEs nomeados, superando em 13% o quantitativo inicialmente previsto.
“Investir nos AADEEs é investir em uma educação que não deixa ninguém para trás. Esses profissionais são fundamentais para garantir cuidado, inclusão e dignidade no cotidiano das escolas. Ampliar as convocações além do previsto reforça nosso compromisso com uma rede mais humana, acessível e justa”, completou Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife, destacando que fortalecer a educação inclusiva é uma escolha que reflete os valores da gestão.
Com esse conjunto de convocações, a gestão municipal consolida avanços históricos na educação do Recife, fortalece o serviço público e reafirma a educação como eixo estratégico para o desenvolvimento da cidade, com impacto direto na vida de estudantes, famílias e profissionais da rede municipal de ensino.














