
Em apenas dois dias de ação, o programa Alepe Cuida realizou em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife, 3.923 atendimentos direcionados para diversas especialidades médicas e serviços de cidadania. Durante a ação, os moradores da tiveram acesso a consultas de dermatologia, clínica geral, ginecologia, otorrino, urologia e odontologia.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Também houve triagem para exame de catarata realizado pela Fundação Altino Ventura. Dentre os serviços oferecidos gratuitamente a população fez exames de mamografia, de ultrassonografias de mama, tireóide, abdômen total e endovaginal e próstata.
Outro destaque foi a procura pelo ambulatório do pé diabético.O serviço é voltado para pessoas com complicações da diabetes. O espaço foi criado para orientar e acompanhar pacientes, considerando que lesões nessa região estão entre as principais causas de amputações associadas à doença.
Na avaliação do primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes (PSB), o número expressivo de atendimentos, em apenas dois dias, mostra que existe uma demanda real e reprimida por serviços de saúde e cidadania. “O Alepe Cuida foi pensado exatamente para atender essa necessidade, com ações integradas, atendimento humanizado e foco na prevenção e no cuidado contínuo com a população”, enfatizou.
O Alepe Cuida integra uma das ações sociais promovida pela Superintendência de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o superintendente de saúde, Wildy Ferreira, o volume de atendimentos revela a importância de ações da Alepe para chegar nas cidades pernambucanas.
“Levar serviços essenciais para perto das pessoas, como fizemos em Abreu e Lima, é uma forma concreta de reduzir desigualdades e fortalecer a atuação social do Parlamento pernambucano”, destacou Wildy.
Sem agenamento
Para alguns serviços do Alepe Cuida a população não precisou marcar. Foram montados espaços para atendimentos nas áreas de negociação de débitos de água e luz realizados pela Compesa e Neoenergia.
Também houve oferta de microcrédito para Microempreendedor Individual (MEI) e autônomos ofertados pelo Banco do Nordeste, além de orientação para regularização de microempresas pelo Sebrae. Os moradores tiveram a oportunidade de fazer a carteira de identidade emitida pela SDS/PE e acessar os serviços do Detran-PE.
A Defensoria Pública participou da ação oferecendo orientação jurídica em casos de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e correção de registro.














